Fedora Linux desabilita suporte H.264/H.265/VC1 VA-API do Mesa por questões legais

Fedora permite sinalizador padrão do compilador para ajudar na depuração e criação de perfil
Fedora 38 “Instalador simplificado” com o objetivo de facilitar as implantações de IoT

Os usuários do Fedora Linux que atualmente usam o suporte VA-API do Mesa com o driver gráfico AMD de código aberto ou similar e o usam para acelerar a decodificação H.264, H.265 ou VC1 devem ficar atentos. Em breve você pode ter que recorrer ao uso de decodificação com base em CPU ou confiar em uma compilação não oficial/de terceiros do Mesa. É que por questões legais, a distribuição Fedora Linux desabilita suporte H.264/H.265/VC1 VA-API do Mesa.

Os pacotes Mesa do Fedora foram construídos com suporte VA-API completo até este ponto, mas agora está removendo o suporte de aceleração H.264/H.265/VC1 devido a razões legais (patente). Compreensivelmente, isso está frustrando alguns usuários do Fedora que podem ter desfrutado do suporte até este ponto. Principalmente com a pilha de drivers gráficos Radeon de código aberto – e agora com o Fedora 37/Rawhide e possivelmente retroativamente em versões existentes do Fedora Linux agora podem encontrá-lo desativado.

Fedora Linux desabilita suporte H.264/H.265/VC1 VA-API do Mesa por questões legais

Na semana passada a mudança para eliminar esse suporte de sua compilação Mesa VA-API foi feito com base em: “Eliminar codecs. Não temos aprovação legal para isso. Anteriormente, foi enviado acidentalmente, David Airlie, da Red Hat, comentou neste tópico de discussão:

O Fedora 37 traz muitas mudanças, incluindo o desktop GNOME 43 mais recente, componentes atualizados da cadeia de ferramentas do compilador, desativação do suporte ARMv7, uma prévia do novo instalador baseado na web Anaconda, suporte oficial para o Raspberry Pi 4 e muito mais.

Este foi um descuido sendo ativado antes disso, e acho que temos que removê-lo do Fedora mais antigo também. O Fedora não pode enviar nada que faça com que o SO forneça uma API que exponha algoritmos de patentes.O licenciamento de patente em torno do H264/H265 é tal que fornecer isso pode deixar a Red Hat e outros distribuidores do Fedora expostos a problemas legais.

No início deste ano, a Mesa adicionou a capacidade de construir com codecs de vídeo selecionados para serem desativados devido a preocupações com patentes de software.

Esta mudança está obviamente frustrando alguns usuários que executam o Fedora Workstation e, seguindo em frente, não poderão desfrutar do conteúdo H.264/H.265/VC1 acelerado por GPU com facilidade, mas precisariam recorrer à construção do próprio Mesa ou usar pacotes de terceiros. Mas como é uma questão legal e o Fedora/Red Hat é cauteloso, não parece haver nenhuma solução de curto prazo para melhorar a situação.

O novo Fedora 37 deve estrear em breve e trazer muitas novidades. O sistema traz muitas mudanças, incluindo o desktop GNOME 43 mais recente, componentes atualizados da cadeia de ferramentas do compilador, desativação do suporte ARMv7, uma prévia do novo instalador baseado na web Anaconda, suporte oficial para o Raspberry Pi 4 e muito mais.