Os fãs da distribuição Fedora que usam o ambiente de trabalho KDE terão uma boa surpresa em breve. É que o desktop KDE Plasma 6.0 acaba de ser aprovado para a versão Fedora Linux 40, incluindo a eliminação da sessão X11. O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) assinou o envio do KDE Plasma 6.0 como a opção de desktop do KDE para o Fedora 40. Além disso, como parte dessa mudança, o plano é abandonar a sessão do KDE X11 para deixar apenas o KDE Plasma Wayland sessão disponível.
Os planos foram elaborados em setembro para oferecer o KDE Plasma 6 no Fedora 40. Este seria o KDE Plasma 6.0 com KDE Gears para os aplicativos portados para Qt6 e KDE Frameworks 6. Todos esses lançamentos devem ocorrer no final de fevereiro para inaugurar o desktop Plasma 6.0. Enquanto isso, o Fedora 40 deve ser lançado no final de abril e o spin do Fedora KDE ou aqueles que instalam manualmente a área de trabalho do KDE poderão desfrutar da nova experiência do Plasma 6.
KDE Plasma 6.0 aprovado para Fedora 40 incluindo a eliminação da sessão X11
Alguma controvérsia dos desenvolvedores do Fedora e outras partes interessadas é parte do plano para remover a sessão do KDE X11 e apenas sair da sessão do Wayland. Bem, os membros da FESCo assinaram o plano Plasma 6.0 e a remoção do suporte X11 ainda está incluída.
“Isso agora foi aprovado com 6 +1 após uma semana.”
Os membros da FESCo votaram neste ticket para aprovar a proposta de mudança do Plasma 6.0 para o Fedora 40. Portanto, salvo quaisquer problemas técnicos que impeçam o lançamento do Plasma 6.0 ou o lançamento do Plasma 6.0 não aconteça dentro do cronograma, o Fedora 40 terá o Plasma 6.0 disponível.
Também está sendo pensado de forma separada para o Fedora 40 a remoção do suporte à sessão do GNOME X11.