Lançada distribuição Manjaro Linux 21.3 que usa como base o sistema Arch

Lançada distribuição Manjaro Linux 21.3 que usa como base o sistema Arch
manjaro logo

Para os fãs da distribuição Manjaro Linux, fácil de usar e voltada para desktop, que é construída com uma base sobre o Arch, acaba de chegar uma grande novidade. É a nova versão da distribuição chamada de Manjaro Linux 21.3 “Ruah” que vem neste final de semana.

O Manjaro 21.3 é o mais recente marco estável para esta distribuição construída no Arch Linux. O Manjaro 21.3 apresenta suporte aprimorado à instalação do Calamares para partições LUKS. Além disso, o GNOME 42 agora está disponível como uma de suas ofertas de desktop. Por outro lado, o mais recente KDE Plasma 5.24 também está disponível (infelizmente ainda não há Plasma 5.25) e o Xfce 4.16 completa os sabores de desktop.

Desde que lançamos o Qonos no final do ano passado, todas as nossas equipes de desenvolvedores trabalharam duro para lançar a próxima versão do Manjaro. Chamamos de Ruah.

Esta versão apresenta a versão final do Calamares v3.2. O módulo de partição ganhou mais suporte para partições LUKS. O módulo de usuários agora tem listas de nomes de login e host proibidos, para evitar configurações que atrapalhem a instalação.

A edição GNOME recebeu uma grande atualização para o Gnome 42. Uma nova preferência global de estilo de UI escuro chegou. Isso pode ser usado para solicitar que os aplicativos usem um estilo de IU escuro em vez de claro. A nova configuração pode ser encontrada no novo painel Aparência no aplicativo Configurações e é seguida pela maioria dos aplicativos GNOME.

GTK 4 e libadwaita fornecem recursos de próxima geração para aplicativos GNOME, e muitos aplicativos GNOME começaram a usar esses componentes para GNOME 42. Como resultado, esses aplicativos têm melhor desempenho, um novo estilo de interface de usuário moderno e novos elementos de interface do usuário.

O GNOME 42 inclui um conjunto valioso de melhorias de desempenho, pois a comunidade GNOME continua seu trabalho para melhorar a velocidade do sistema e o uso de recursos.

Lançada distribuição Manjaro Linux 21.3 que usa como base o sistema Arch

O kernel Linux 5.15 LTS está sendo usado por padrão. Além disso, o Manjaro 21.3 possui uma variedade de outras atualizações e alterações de pacotes extraídas do Arch.

Aqueles que desejam aprender mais sobre o Manjaro 21.3 podem fazê-lo através do anúncio de lançamento desta manhã acompanhado de links para download.

A edição Plasma vem com a mais recente série Plasma 5.24. O Plasma tem tudo a ver com personalização, e trabalhamos para tornar o processo claro e simples para que você possa adaptar seu ambiente exatamente como você gosta.

Estas são, portanto, as novidades da distribuição Manjaro Linux 21.3 que usa como base o sistema Arch.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile