Finalmente, depois de um atraso por conta dos últimos ajustes, já está disponível para download o novo Linux Mint 22 “Wilma”. Esta versão é baseada no Ubuntu 24.04 LTS, é alimentada pelo kernel Linux 6.8 e apresenta as edições Cinnamon 6.2, Xfce 4.18 e MATE 1.26.
O Linux Mint 22 já está disponível para download como a versão estável mais recente deste popular sistema operacional baseado no Ubuntu para as massas, apresentando os ambientes de desktop Cinnamon, Xfce e MATE.
Apelidado de “Wilma”, o Linux Mint 22 é baseado na série de sistemas operacionais Ubuntu 24.04 LTS (Noble Numbat) e usa o kernel Linux 6.8. Ele receberá atualizações de segurança até 2029 e novas versões do kernel, pois estão disponíveis upstream nos repositórios do Ubuntu 24.04 LTS.
A edição principal apresenta o mais recente ambiente de desktop Cinnamon 6.2, enquanto as edições Xfce e MATE são fornecidas com os ambientes de desktop Xfce 4.18 e MATE 1.26. A sessão do Wayland na edição Cinnamon ainda está em um estado experimental e o Linux Mint 22 Cinnamon será padronizado para X11.
Linux Mint 22 “Wilma” já está disponível para download
O Linux Mint 22 vem com PipeWire como servidor de som padrão, suporte para o novo formato Debian DEB822, suporte GTK4 para temas, suporte HiDPI aprimorado durante a inicialização, melhor suporte a idiomas, melhorias na arte e FAT32 no suporte ao modo de transposição do sistema de arquivos para as imagens ISO.
Em termos de software, o Linux Mint 22 apresenta o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird como um pacote DEB nativo, um novo XApp independente do GTK para suportar a funcionalidade de contas online e um novo aplicativo da Web chamado Matrix, que é pré-instalado por padrão e conecta você à rede de bate-papo Matrix.
Além disso, possui suporte a imagens JXL (JPEG-XL) no visualizador de imagens Pix, um pop-up de caixa de diálogo de confirmação ao excluir um instantâneo na ferramenta de backup Timeshift, a capacidade de configurar a posição padrão de notas recém-criadas no aplicativo de anotações Sticky e suporte para o editor de texto Xed para duplicar o texto selecionado.
Ele também desativa aplicativos Flatpak não verificados por padrão no aplicativo Software Manager, que recebeu algumas alterações bem-vindas, como multi-threading aprimorado, uma nova página de preferências e uma apresentação de slides de banner. Além disso, o Gerenciador de Software agora carrega mais rápido do que antes e a janela principal aparece instantaneamente.
Além disso, o Linux Mint 22 vem com um novo pacote chamado xapp-thumbnailer-gimp que fornece um minitomrizador para arquivos GIMP (.xcf) e um applet de bandeja xfce4-xapp-status-plugin atualizado que permite configurar tamanhos de ícones para ícones coloridos e simbólicos.
Confira as notas de lançamento para obter mais detalhes sobre as mudanças incluídas no Linux Mint 22 “Wilma”, que você pode baixar agora mesmo na infinidade de espelhos oficiais ao redor do mundo. Um anúncio oficial será publicado pela equipe do Linux Mint quando todos os espelhos de download forem sincronizados com o servidor principal.