A distribuição Linux Manjaro 23.1 “Vulcan” chega com GNOME 45 e Linux 6.6 LTS. Manjaro Linux 23.1 está disponível para download como a primeira grande atualização da série Manjaro Linux 23 trazendo um kernel mais recente, ambientes de desktop mais recentes, e componentes atualizados para a distribuição baseada em Arch Linux.
O Manjaro 23.1 chegou pouco mais de três meses depois do Manjaro 23.0 e é equipado com a melhor e mais recente série de kernel Linux 6.6 LTS. O Manjaro 23.0 vem com o kernel Linux 6.5, que agora atingiu o fim da vida útil do suporte, portanto a nova versão deve trazer uma camada extra de suporte de hardware.
Apelidado de “Vulcan”, o Manjaro 23.1 vem com as edições usuais dos ambientes de desktop Xfce, GNOME e KDE Plasma. Embora a edição principal use o Xfce 4.18, as edições KDE Plasma e GNOME foram atualizadas para o KDE Plasma 5.27.10 LTS e mais recentes. Lançamentos do GNOME 45.2.
Manjaro 23.1 “Vulcan” chega com GNOME 45 e Linux 6.6 LTS
De todas as edições, gosto da do GNOME. É muito suave e o tema escuro por padrão torna tudo atraente aos olhos (confira a captura de tela acima para vê-lo em ação). A edição Xfce também possui um tema escuro ativado por padrão.
A edição KDE Plasma também vem em um estilo semiescuro que é aplicado apenas ao painel e ao menu de aplicativos, não às janelas. Devo também mencionar o fato de que a edição KDE Plasma vem com os mais recentes KDE Frameworks 5.112 e KDE Gear 23.08. 4 pacotes de software.
Sendo baseado no Arch Linux, o Manjaro Linux segue um modelo de lançamento contínuo onde você instala uma vez e recebe atualizações para sempre. Portanto, a nova versão do Manjaro está aqui apenas para quem deseja implantar a distribuição GNU/Linux em novos computadores.
Então, se você deseja instalar o Manjaro Linux, você encontrará links para download abaixo para cada edição. Manjaro também fornece edições Minimal com kernels Linux 6.6 LTS e Linux 6.1 LTS em sua página SourceForge. Os usuários existentes precisam apenas atualizar suas instalações executando o seguinte comando em um emulador de terminal.
sudo pacman -Syu