Melhores distribuições Linux para 2023 por categoria - Parte 1

melhores-distribuicoes-linux-para-2023-por-categoria---parte-1

Trazemos uma lista com as melhores distribuições Linux de 2023 de uso geral a serem executadas em seus PCs, classificadas por categoria. Embora você já saiba que é uma questão de gostos e necessidades. O que alguns acham que é bom para os outros não é tanto, mas o lado bom dessa fragmentação é que há quase qualquer gosto.

Mas, o Linux é isso mesmo, diversidade e cada sistema foca em um perfil de usuário diferente.

Os melhores sistemas Linux para 2023 por categoria

Lembrando que a popularidade e os aspectos técnicos foram levados em consideração. No entanto, confira a lista abaixo:

A distribuição mais personalizável: Arch Linux

O Arch Linux é um pouco complicado de instalar, com o Gentoo e Slackware, o mais complicado. Portanto, é adequado para usuários avançados, pois pode ser um problema para iniciantes. Mas, em troca, oferece uma capacidade de personalizar e flexibilidade incomparável. Portanto, você pode moldá-lo ao seu gosto “quase” como se você tivesse criado sua própria distribuição do zero.

Melhor distro para uso genérico: Fedora

Esta é uma das distribuições Linux mais populares ao lado de grandes nomes como Ubuntu, Debian e Red Hat. Porém, caso você esteja vendo pela primeira vez a distro, deve saber que é ela é personalizável e apoiada pela Red Hat, famosa por oferecer aos usuários os recursos mais recentes, mantendo-se fiel à comunidade de código aberto. Por exemplo, o Fedora é a primeira grande distribuição a usar systemd como seu init padrão e a primeira grande distro a usar o Wayland como seu protocolo de servidor de exibição padrão.

Melhor distribuição para iniciantes: Linux Mint

É uma das distribuições mais simples para iniciantes, embora existam outras que você poderia escolher como alternativa a essa, se não gostar (outro exemplo seria o Ubuntu ou o próprio elementaryOS). O Linux Mint é um sistema operacional moderno, com um bom design e totalmente amigável para os mais novos.

Melhor distro para jogos: SteamOS

A Valve criou sua distribuição SteamOS, baseada no Ubuntu, mas que inclui uma série de controladores de GPU originais e outro hardware para videogames. Obviamente, ele também possui uma integração serial com o cliente Steam. Assim, você pode desfrutar de jogos desde o início e com os melhores resultados.

Melhor distribuição para laptops: MX Linux

O MX Linux vem ganhando popularidade ao longo dos anos. É baseado no projeto antiX e MEPIS. Projetado para ser elegante e eficiente em termos de consumo de recursos, o que torna uma boa opção obter um bom desempenho e ampliar a autonomia do seu laptop.

Além disso, é fácil de configurar e utilizar, o que oferece bom desempenho aos seus usuários. Mesmo se você é iniciante, vai se sentir confortável nesse ecossistema. E sua comunidade é bastante ampla e amigável para solucionar suas dúvidas e problemas, se você tiver algum.

Melhor distro leve para hardware antigo: Puppy Linux

O Puppy Linux é outro clássico ao falar sobre ambientes leves e poder instalar em computadores com hardware antigo. Com o Puppy, você pode fazer o seu computador funcionar como nunca antes ou ser capaz de ressuscitar equipamentos antigos que você abandonou porque eles diminuem a velocidade com outros sistemas operacionais modernos.

Ele pode ser armazenado em apenas 100 MB e executado com apenas 64 MB de RAM.

Melhor distribuição para privacidade e anonimato: Tails

Tails é aquela distribuição Linux que pode ser usada no modo live para navegar e fazer seu trabalho online sem deixar rastro ou, melhor dizendo, deixar o mínimo possível. Suas atualizações de segurança e as configurações padrão garantem sua privacidade e anonimato. Sem dúvida, a melhor nesse aspecto. Através deste artigo, viu-se as melhores distribuições Linux de 2023 por categoria e, acima de tudo, espero que tenha ajudado você a escolher sua futura distribuição Linux.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile