E vem mais novidade relacionada à SUSE por aí. Segundo a empresa responsável por sistemas operacionais, está chegando o openSUSE Aeon que terá criptografia de disco completa.
O sistema operacional de desktop Aeon do openSUSE, que traz manutenção automatizada e outros recursos para ser uma plataforma que “simplesmente funciona”, está se preparando para o que eles descrevem como criptografia de disco completo abrangente.
Espera-se que o próximo openSUSE Aeon RC3 traga esse novo suporte completo à criptografia de disco onde, por padrão, suportará o uso do TPM2 (Trusted Platform Module) em sistemas capazes de desfrutar de suporte à integridade de hardware. Também haverá um modo de fallback para sistemas sem TPM, sem Inicialização Segura etc.
openSUSE Aeon terá criptografia de disco completa
“A criptografia de disco total está planejada para ser introduzida no próximo candidato a lançamento do Aeon Desktop para melhorar a segurança de dados para seus usuários. Espera-se que o recurso seja incluído no próximo Release Candidate 3 (RC3).
Full Disk Encryption é projetado para proteger os dados em casos de perda de dispositivo, roubo ou inicialização não autorizada em um sistema operacional alternativo. Dependendo da configuração de hardware de um sistema, a criptografia do Aeon será configurada em um dos dois modos: Padrão ou Fallback.”
O OpenSUSE ajuda essa criptografia de disco completa abrangente será um “passo significativo” para ajudar a proteger os dados do usuário. A Canonical esperava ter a criptografia de disco completa baseada em TPM funcionando para o Ubuntu 24.04 LTS, mas isso não foi resolvido a tempo e agora é destinado ao Ubuntu 24.10.
Mais detalhes sobre os planos de criptografia da Aeon através do blog do openSUSE.