A equipe do Porteus Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Porteus Linux 5.0 como o último lançamento estável desta distribuição GNU/Linux portátil, completa e rápida baseada no Slackware Linux. Assim, o Porteus Linux 5.0 baseado em Slackware lançado com oito sabores de desktop e Linux 5.18.
Baseado no Slackware 15.0 e alimentado pela mais recente e melhor série de kernel Linux 5.18 e BusyBox 1.35, o Porteus Linux 5.0 está aqui mais de quatro anos após a versão 4.0 para oferecer a você as tecnologias GNU/Linux mais recentes e uma escolha de nada menos que oito sabores de desktop como edições ISO independentes e ao vivo.
Esses oito sabores incluem algumas versões mais recentes do ambiente de desktop, como Xfce 4.16, LXQt 1.1.0, Cinnamon 5.4.2 e MATE 1.26, mas também algumas mais antigas, como o KDE Plasma 5.23.5 e o GNOME 41.5. Além disso, você encontrará edições ao vivo com o ambiente de desktop LXDE mais antigo e o gerenciador de janelas Openbox mais leve.
O gerenciamento de pacotes foi aprimorado nesta versão graças à adição de gerenciadores slackpkg
de slpkg
pacotes do Slackware, bem como o pmod
simples wrapper para slackpkg
produzir módulos para pacotes, bem como pkginfo
um pequeno script para fornecer várias informações sobre os pacotes instalados.
Outras mudanças interessantes incluídas nesta versão são a mudança do Perl para o repositório 05-devel para facilitar a instalação e suporte para instalações NMVe no bootloader syslinux. Claro, também existem vários ajustes e otimizações nos scripts principais, o que torna o Porteus Linux mais rápido e suave.
Porteus Linux 5.0 baseado em Slackware lançado com oito sabores de desktop e Linux 5.18
Se você quiser experimentar o Porteus Linux 5.0 em seu computador pessoal, você pode baixar qualquer uma das oito edições ISO ao vivo agora mesmo nos espelhos oficiais (aviso de site não seguro HTTP). Sete deles também são suportados em computadores mais antigos de 32 bits (i586).
Todas as edições ISO são instaláveis, e os desenvolvedores recomendam que você escolha o mirror mais rápido para baixar pacotes após a instalação executando o comando fast-mirror em um console root, bem como definir uma senha padrão para o usuário convidado e a conta root, e instale um navegador da Web de sua escolha usando o utilitário Browser Selection and Update Tool.