RHEL 9.4: todas novidades do laçamento

Red Hat anuncia RHEL AI
Fedora Program Manager red hat

Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 9.4, lançado em 1º de maio de 2024, é a mais recente versão do sistema operacional líder de mercado. Esta versão oferece uma base flexível, confiável, segura e estável para aplicações inovadoras. Também fornece uma plataforma para desenvolvimento mais rápido e eficiente de cargas de trabalho críticas com uma experiência consistente em implantações físicas, virtuais, nuvem privada, nuvem pública e edge.

Novos recursos e melhorias

Runtimes, bancos de dados e ferramentas mais recentes

RHEL 9.4 foi atualizado com muitas das linguagens de programação favoritas dos desenvolvedores. As mudanças notáveis incluem:

  • Python 3.12 é a versão mais recente da linguagem de programação Python incluída no RHEL 9.4. As melhorias chave incluem uma nova declaração de tipo e nova sintaxe de parâmetro para classes e funções genéricas, um bloqueio global de interpretação pré-interpretação único (GIL) e a substituição da implementação hashlib integrada para algoritmos criptográficos SHA1, SHA3, SHA2-384, SHA2-512 e MD5 por código formalmente verificado do projeto HACL.
  • Ruby 3.3 está disponível como parte do RHEL 9.4. Os recursos chave incluem o novo parser Prism, um parser recursivo portátil, tolerante a erros e fácil de manter, e melhorias no algoritmo de correspondência de regex para reduzir o impacto de potenciais vulnerabilidades de negação de serviço regex (ReDoS).
  • PHP 8.2 é a versão mais recente disponível no RHEL 9.4. As melhorias chave incluem uma nova extensão Random que organiza e consolida a funcionalidade existente de geração de números aleatórios do PHP e a introdução de vários novos tipos independentes, como null, false e true.
  • MariaDB 10.11 agora está disponível como um novo fluxo de módulo no RHEL 9.4. As melhorias chave incluem um novo recurso sys_schema, um novo privilégio GRANT…TO PUBLIC, privilégios SUPER e READ ONLY ADMIN separados, um novo tipo de dados de banco de dados UUID e suporte para a versão 3 do Secure Socket Layer (SSL) que permite ao servidor MariaDB configurar corretamente o SSL para iniciar.
  • PostgreSQL 16 está disponível no RHEL 9.4 como o fluxo de módulo postgresql:16. As melhorias chave incluem suporte da biblioteca libpq para balanceamento de carga em nível de conexão, novos load_balance_hosts que podem ser usados para balanceamento de carga eficiente e suporte para correspondência de expressão regular em entradas de banco de dados e função no arquivo pg_hba.conf.

Funções de sistema

As funções de sistema do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 9.4 automatizam tarefas administrativas comuns para fornecer configurações e fluxos de trabalho consistentes em escala. Essas funções agora podem ser usadas para sistemas de borda e incluem recursos como a automação da configuração do Podman e do fapolicyd para melhorar a segurança.

Função de sistema Podman

Podman é uma ferramenta de linha de comando que permite gerenciar imagens e contêineres sem a necessidade de um daemon. A função de sistema Podman no RHEL 9.4 permite aos usuários automatizar a configuração do Podman, facilitando a implantação de cargas de trabalho de contêiner prontas para produção.

Função de sistema fapolicyd

O fapolicyd é um serviço de política de acesso a arquivos que pode ser usado para definir políticas de controle de acesso baseadas em regras para todo o sistema. A função de sistema fapolicyd no RHEL 9.4 permite aos usuários automatizar a configuração do fapolicyd, permitindo ou negando execuções de aplicativos em escala.

Funções de sistema para tarefas de nível de sistema operacional na borda

As funções de sistema na borda através do rpm-ostree permitem aos usuários automatizar tarefas de nível de sistema operacional na borda, como o Podman, para implantar cargas de trabalho de contêiner prontas para produção.

Em resumo, as funções de sistema no RHEL 9.4 oferecem uma maneira poderosa e flexível de gerenciar a configuração de sistemas RHEL em escala. Eles fornecem uma interface consistente e fácil de usar para uma variedade de tarefas administrativas comuns, permitindo que os administradores de sistemas gerenciem eficientemente grandes implantações de RHEL.Mostrar sugestões para saber mais

Comparação com a versão anterior RHEL 9.4 vs RHEL 9.3

O Red Hat Enterprise Linux 9.4 traz uma série de melhorias e novos recursos em comparação com a versão anterior, o RHEL 9.3. Vamos explorar essas diferenças em detalhes.

Linguagens de programação, bancos de dados e ferramentas

O RHEL 9.3 já oferecia uma versão atualizada do Go 1.21, Rust 1.75 e LLVM 17, permitindo que os desenvolvedores acelerassem a inovação, simplificassem as operações e modernizassem suas aplicações com os conjuntos de ferramentas e compiladores mais recentes. No entanto, a versão 9.4 vai além, introduzindo novas versões de linguagens de programação, bancos de dados e ferramentas.

Por exemplo, o Python 3.12 é a versão mais recente da linguagem de programação Python incluída no RHEL 9.4. As melhorias chave incluem uma nova declaração de tipo e nova sintaxe de parâmetro para classes e funções genéricas, um bloqueio global de interpretação pré-interpretação único (GIL) e a substituição da implementação hashlib integrada para algoritmos criptográficos SHA1, SHA3, SHA2-384, SHA2-512 e MD5 por código formalmente verificado do projeto HACL.

Funções de sistema

As funções de sistema do RHEL 9.4 trazem novos recursos para funções de sistema. A função de sistema do Microsoft SQL Server agora suporta a automação da instalação e configuração do SQL Server 2022. A função de sistema ad_integration RHEL agora suporta a configuração de opções de atualização dinâmica de DNS.

Segurança e conformidade

O RHEL 9.4 também introduziu melhorias significativas na segurança e conformidade em comparação com a versão 9.3. Por exemplo, o RHEL 9.4 agora permite especificar pontos de montagem personalizados arbitrários, exceto para caminhos específicos que são reservados para o sistema operacional. Você pode criar diferentes modos de particionamento, como auto-lvm, lvm e raw.

Desempenho

O RHEL 9.4 também apresentou melhorias de desempenho em relação à versão anterior. Por exemplo, o RHEL 9.4 agora suporta balanceamento de carga em nível de conexão, novos load_balance_hosts que podem ser usados para balanceamento de carga eficiente e suporte para correspondência de expressão regular em entradas de banco de dados e função no arquivo pg_hba.conf.

Em resumo, o RHEL 9.4 é uma atualização significativa que traz uma série de novos recursos e melhorias. Ele continua a tradição do RHEL de fornecer um sistema operacional robusto e confiável que pode atender a uma variedade de necessidades de desenvolvimento e implantação. Com seu suporte para as últimas linguagens de programação, bancos de dados e ferramentas, bem como melhorias nas funções do sistema, o RHEL 9.4 é uma escolha atraente para desenvolvedores e administradores de sistemas.

Conclusão

Em resumo, o RHEL 9.4 é uma atualização significativa que traz uma série de novos recursos e melhorias. Ele continua a tradição do RHEL de fornecer um sistema operacional robusto e confiável que pode atender a uma variedade de necessidades de desenvolvimento e implantação. Com seu suporte para as últimas linguagens de programação, bancos de dados e ferramentas, bem como melhorias nas funções do sistema, o RHEL 9.4 é uma escolha atraente para desenvolvedores e administradores de sistemas.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.