Olá, entusiastas do Linux! Hoje, temos o prazer de compartilhar com vocês algumas informações empolgantes sobre o mais recente lançamento do Rhino Linux, o Rhino Linux 2024.1. Este lançamento marca um marco significativo na jornada do Rhino Linux, trazendo uma série de novos recursos e melhorias.
Atualização organizacional
Antes de entrarmos em detalhes sobre este lançamento, a equipe do Rhino Linux tem uma breve atualização sobre sua estrutura organizacional. Eles mencionaram que o esgotamento dos desenvolvedores atingiu um ponto crítico, resultando em uma certa estagnação no desenvolvimento. Eles começaram discussões sobre como desejam estruturar o Rhino Linux no futuro e estão felizes em anunciar que elaboraram uma constituição de trabalho para o Rhino Linux, com um forte foco no envolvimento da comunidade. Essas mudanças estruturais começarão a entrar em vigor logo após este lançamento.
Se você deseja fazer parte da próxima iniciativa liderada pela comunidade do Rhino Linux, considere se juntar a eles em seu Discord.
Atraso no lançamento
Além de uma estagnação no desenvolvimento devido ao esgotamento, este lançamento também foi atrasado pela enorme quantidade de mudanças que ocorreram na base de código do Ubuntu nos últimos meses. Desde patches relacionados ao snap forçados em software de áudio vital, até a mudança de tempo de 64 bits, até o xz utils. Além disso, uma atualização surpreendentemente substancial está em andamento na base de código do XFCE4, o ramo de desenvolvimento levou vários golpes.
Para casos de curto prazo, eles forneceram correções rápidas através do Pacstall que não foram abordadas imediatamente pelo upstream. Todos os erros críticos agora foram corrigidos. Embora alguns problemas menores persistam com o Unicorn (que é baseado no XFCE4), eles acharam mais pertinente lançar esta atualização atrasada do que esperar mais.
Notas de lançamento
Para atualizar para o 2024.1, execute:
rpk update -y
Os principais destaques para o 2024.1 são os lançamentos 5.0.0+ do Pacstall. Membros conjuntos das equipes do Rhino Linux e Pacstall trabalharam muito nos últimos meses nesses lançamentos, e estão muito animados com o potencial de desenvolvimento que eles possuem.
Problemas Conhecidos
- No boot ao vivo de seus ISOs, os ícones da área de trabalho não estão aparecendo no início (esses problemas não persistem após a instalação). Para lançar o instalador Calamares para o Rhino Linux, você pode simplesmente selecionar “Instalar Rhino Linux” na grade de aplicativos.
- Alternativamente, se você realmente deseja lançar o Calamares a partir do ícone da área de trabalho, você pode fazê-lo de uma maneira complicada: clique com o botão direito na área de trabalho e selecione “Organizar ícones da área de trabalho”. Em seguida, saia e volte a entrar clicando no ícone no canto superior esquerdo (você não precisará digitar uma senha). O ícone da área de trabalho agora deve aparecer normalmente.
- O plugin de menu global no painel do Unicorn tem enfrentado problemas de dimensionamento desde as atualizações do XFCE4. Eles atenuaram temporariamente esses problemas com o bloco CSS .-vala-panel-appmenu-core > * { min-width: 1430px; } em ~/.config/gtk-3.0/gtk.css, mas esta não é uma situação que se ajusta a todos os tamanhos. Se o painel parecer estar sangrando na borda para você mesmo após a instalação completa, edite o arquivo mencionado e mude 1430px até que ele se ajuste adequadamente à sua tela. Você terá que sair e voltar para que a mudança tenha efeito.
Pacstall
A série 5.x.x do Pacstall foi lançada. Isso inclui, mas não se limita a, atualizações massivas no formato pacscript, recursos de segurança significativamente melhorados e capacidades de teste expandidas.
- Os pacscripts agora têm paridade quase completa com PKGBUILD, o que significa que você pode facilmente portar pacotes do AUR para o Pacstall, dado alguma resolução de dependência. A wiki Pacscript 101 também foi enormemente reformulada para uma experiência mais amigável ao usuário. Dê uma olhada aqui para ver como começar com novos pacscripts e se familiarizar com a infinidade de novos recursos que o Pacstall tem a oferecer com 5.0.0 e acima.
- O Pacstall 5.0.0 também introduziu a execução de funções pacscript dentro de um ambiente isolado com bwrap. Scripts potencialmente perigosos agora são bloqueados, dando aos processos filhos acesso somente leitura ao sistema e isolando variáveis de ambiente.
- O pacstall-qa agora está integrado diretamente ao pacstall usando a sintaxe -Qa provider:user/repo#PR.
- O Pacstall 5.0.0 e 5.1.0 introduziram um manuseio melhorado de vários repositórios, tornando mais fácil para você manter os pacotes em seus próprios repositórios atualizados.
- O Pacstall 5.0.0 introduziu _arch enhanced arrays para pacscripts e 5.1.0 trouxe _distro enhanced arrays, melhorando o processo de fornecimento para vários alvos específicos.
Há muitos novos recursos introduzidos para fornecer neste post, então nós imploramos que você leia os changelogs completos do Pacstall:
- Você pode ler o changelog completo do Pacstall 5.0.0 aqui, e 5.1.0 aqui.
Outros Novos Recursos
- Os kernels instalados para este lançamento são 6.9.1-generic para desktop, 6.9.0-okpine em dispositivos Pine64, e 6.8.0-raspi para Raspberry Pi.
- Atualizações de pacotes e pequenas correções de bugs.