As compilações de desenvolvimento do Ubuntu 22.10 acabaram de receber uma versão atualizada do aplicativo GNOME Control Center (também conhecido como configurações). Ubuntu 22.10 ganha aplicativo de configurações atualizado.
Bem, esta foi a última peça ‘falta’ do quebra-cabeça do GNOME 42 no que diz respeito ao Ubuntu. Os desenvolvedores tomaram a decisão de lançar o Ubuntu 22.04 LTS com uma versão mais antiga do GNOME Control Center por padrão. Havia muitas (boas) razões para isso, entre elas o aplicativo Configurações v42 sendo uma porta GTK4/libadwaita.
Os desenvolvedores do Ubuntu portaram as configurações específicas do Ubuntu para o novo aplicativo. As cores de destaque configuráveis ??do Ubuntu permanecem na seção ‘ Aparência ‘, juntamente com o modo claro/escuro e as opções de papel de parede.
Ubuntu 22.10 ganha aplicativo de configurações atualizado
As configurações para o Ubuntu Dock e a extensão de ícones da área de trabalho foram divididas em um novo painel dedicado ‘Ubuntu Desktop’ que, daqui para frente, será mais fácil de manter.
Além de uma reformulação visual geral de todo o aplicativo, esta versão do GNOME Control Center é responsiva (você pode redimensionar a janela e ela se adapta), e possui um painel ‘Aplicativos’ mais envolvente:
À medida que o desenvolvimento do Ubuntu 22.10 continua, é provável que o aplicativo Configurações seja atualizado para a iteração v43 quando ou se estiver disponível (assumindo que o Ubuntu 22.10 adote o GNOME 43, o que é provável).
Ubuntu 22.04 LTS tem uma mudança a caminho para o Systemd-OOMD ser feliz com aplicativos
Este mês, os desenvolvedores do Ubuntu estão tentando descobrir a melhor forma de lidar com o systemd-oomd no Ubuntu 22.04 LTS, matando aplicativos como o Firefox durante o uso de alta memória / troca e isso leva a uma experiência ruim do usuário quando os usuários de desktop não estão cientes da situação e de repente encontrando seu software morto.
Os desenvolvedores do Ubuntu estão avaliando diferentes opções para lidar melhor com o daemon sem memória do systemd (OOMD) e têm uma correção a caminho para os usuários do Ubuntu 22.04 LTS atualmente no arquivo proposto.
O problema do Ubuntu foi rastreado, pois o systemd-oomd frequentemente mata o Firefox e o Visual Studio Code .Com o systemd 249.11-0ubuntu3.4 atualmente no arquivo proposto do Jammy, mas deve sair em breve como uma atualização de versão estável, “ManagedOOMSwap=auto” agora está sendo definido na fatia raiz (-.slice).
Até agora, com o Ubuntu 22.04 LTS, ele estava usando ManagedOOMSwap=kill. Em outras palavras, o Ubuntu 22.04 está desabilitando o swap kill por padrão e, assim, limitando o comportamento padrão do systemd-oomd no Ubuntu Linux para monitorar a pressão da memória, mas não o uso do swap.
Ao não matar o uso de swap pesado, isso parece melhorar a experiência do usuário de não encontrar aplicativos mortos inesperadamente e também os salva de uma das outras propostas de aumentar o tamanho do swap padrão no Ubuntu, entre outras ideias que foram exploradas.