Canonical anuncia GraalVM para Ubuntu Linux

Canonical anuncia GraalVM para Ubuntu Linux
Canonical aposta tudo em jogos para Ubuntu

A gigante Canonical anuncia GraalVM para Ubuntu Linux. Enquanto o OpenJDK Java está disponível por meio do arquivo de pacotes do Ubuntu e da JVM no Ubuntu Linux, a Canonical está trabalhando para empacotar o GraalVM da Oracle como outra opção para aprimorar a pilha Java no Ubuntu.

O GraalVM oferece muito mais do que apenas ser um simples JVM/JDK e pode ser usado para compilação antecipada com o GraalVM Native Image, o compilador Graal JIT e oferecer tempos de execução de outras linguagens, como JavaScript e um tempo de execução LLVM. O GraalVM também oferece alguns outros recursos bacanas, como sua API poliglota para incorporar código de idioma convidado em aplicativos Java.
Logotipo do GraalVM

A Oracle fornece pacotes binários Linux x86_64 e ARM64 genéricos do GraalVM, mas até o momento o GraalVM não foi encontrado no arquivo Debian / Ubuntu e os pacotes Debian do GraalVM foram apenas alguns pacotes não oficiais no GitHub.

Acontece que a Canonical está trabalhando para empacotar o GraalVM para Ubuntu Linux. Pushkar Kulkarni, da equipe Java para Ubuntu da Canonical, tem trabalhado no empacotamento do GraalVM para Ubuntu Linux.

Canonical anuncia GraalVM para Ubuntu Linux

Canonical anuncia GraalVM para Ubuntu Linux

Nas atualizações da equipe do Ubuntu Foundations da semana passada, ele mencionou:

GraalVM

  • Há uma mudança no plano. Agora procuramos prototipar pacotes deb para graal, em vez de snaps.
  • Comecei com a prototipagem da criação de imagens do construtor Graal como binários adicionais criados a partir do pacote openjdk-23 do Ubuntu.

Esta é a primeira vez que ouço falar desse plano e não foi mencionada nas atualizações semanais anteriores da equipe do Ubuntu Foundations.

Não houve elaboração sobre por que eles encerraram seu empacotamento baseado em Snap do GraalVM e decidiram buscar pacotes Debian, mas isso deixará alguns felizes com essa escolha.

Este esforço do GraalVM para o Ubuntu ainda é um trabalho em andamento e, dado o estágio mais recente do Ubuntu 24.10 agora, é potencialmente algo que provavelmente estará na mesa para o ciclo do Ubuntu 25.04.