Canonical lança Landscape 24.04 LTS

Canonical lança Landscape 24.04 LTS
canonical logo

Com os novos novo Snap Management e portal da Web, a Canonical lança o Landscape 24.04 LTS. Não coincidentemente, isso acontece logo após o lançamento do Ubuntu 24.04 LTS na semana passada.

“Hoje a Canonical anunciou a disponibilidade do primeiro lançamento LTS do Landscape. O Landscape 24.04 LTS apresenta uma nova API versionada, um novo portal da Web com acessibilidade e desempenho em mente e controles intuitivos para distribuição de software. O Landscape 24.04 LTS compreende o Landscape Server e o Landscape Client. Com um back-end modernizado e um portal da Web, as equipes de engenharia podem trabalhar de forma eficiente, concentrando-se em patches e novos recursos.”

Além disso, a Canonical agora lançou o Landscape 24.04 LTS como a primeira versão de suporte de longo prazo deste software comercial para gerenciar uma frota de sistemas Ubuntu a partir de um portal baseado na web. O Landscape faz parte do pacote de assinatura do Ubuntu Pro e, a partir do ambiente baseado na web, facilita o gerenciamento de sistemas Ubuntu na empresa.

Canonical lança Landscape 24.04 LTS

Além de ser a primeira versão do Landscape LTS da Canonical a vir com 12 anos de suporte, o Landscape 24.04 traz uma série de novos recursos. Assim, incluindo Snap e controles de gerenciamento de repositório. Do mesmo modo, o portal web também foi redesenhado dentro do Vanilla Framework da Canonical. Seu Vanilla Framework depende do React JS para a interface de usuário baseada na web.

O Vanilla Framework fornece padrões de design consistentes e uniformes em todos os produtos da Canonical. O Landscape une MAAS, LXD UI e outros com uma interface de usuário responsiva orientada pelo React JS. Este portal da Web é construído usando uma nova API versionada que serve dados JSON. Esse aprimoramento da API garante uma integração perfeita para os desenvolvedores. Ele oferece uma garantia prospectiva de que os aplicativos desenvolvidos com uma versão específica da API permanecerão robustos e confiáveis. Isso independentemente de atualizações futuras para o Landscape e seus endpoints de API que o acompanham.”

Além disso, o Landscape 24.04 LTS também tem:

  • espelhamento de repositório apontar e clicar;
  • novas adições de API;
  • melhor suporte para gerenciar implantações do Ubutnu Core;
  • e outros novos recursos para este software que está disponível para clientes do Ubuntu Pro.

Aqueles que querem aprender mais sobre a versão Landscape 24.04 LTS podem fazê-lo através do Ubuntu Blog.