A distribuição Linux Ubuntu 24.04 LTS vai suportar instalações com unidades NVMe-Over-TCP. A versão Ubuntu 24.04 LTS no próximo mês lançará suporte inicial em seu instalador de servidor para ser capaz de lidar com configurações de sistema de arquivos raiz em cenários NVMe-over-TCP para unidades remotas. Portanto, a distribuição Ubuntu Linux 24.04 LTS vai suportar instalações com unidades NVMe-Over-TCP.
Com o Ubuntu 24.04 LTS será suporte preliminar para ter o sistema de arquivos raiz em uma unidade remota via NVMe/TCP, enquanto o /boot e /boot /efi precisará ser alojado no armazenamento local.
O código agora está todo mesclado com a exceção de congelamento de recursos que foi concedida na semana passada por permitir essa adição tardia de recursos.
Distribuição Ubuntu Linux 24.04 LTS vai suportar instalações com unidades NVMe-Over-TCP
“Ainda é cedo, e sei que o longa já está praticamente pronto. Também estou bastante confiante na história de testes da subiqüidade. Vamos fundir isso e transformá-lo em imagens o mais rápido possível. FFe aprovado.”
Essa exceção de congelamento de recursos resume esse novo trabalho de recurso como:
“* Subiquity oferecerá para instalar o Ubuntu com o rootfs (ou outro ponto de montagem essencial como /usr) em um dispositivo de bloco remoto – desde que o /boot (e /boot/efi se necessário) estejam localizados em uma unidade local.
- Curtin irá implantar um script de gancho initramfs e script de inicialização que:
- trazer a rede no início do estágio de inicialização (note que apenas configurações de rede triviais serão suportadas)
- conectar-se às unidades
NVMe remotas * No momento da inicialização, a rede deve ser automaticamente ativada, a conexão com as unidades NVMe estabelecida, e os rootfs devem acabar montados automaticamente. - O suporte para NVMe/TCP ainda é marcado experimental em curtin.
Impacto esperado —————
- Para 24.04, a capacidade de descobrir dispositivos de bloco remotos usando NVMe/TCP está fora do escopo da Subiquity. Portanto, a capacidade de instalar em unidades NVMe/TCP é um recurso invisível para 99% dos nossos usuários. Uma maneira de tornar o recurso visível (desde que as unidades NVMe/TCP estejam acessíveis na rede) é executar comandos específicos ‘nvme connect’ ou ‘nvme connect-all’ usando o pacote nvme-cli. Isso pode ser feito usando comandos antecipados de instalação automática ou gerando um shell de depuração no Subiquity.
- O trabalho NVMe/TCP em Subiquity também é um trabalho em andamento e é anunciado como experimental em curtin. Se uma regressão for introduzida ao adicionar a capacidade de instalar com / em uma unidade remota, os usuários ainda podem brincar com o comportamento antigo alterando / para /home.”
O Ubuntu 24.04 LTS será lançado no final de abril com este e muitos outros novos recursos como a mais nova versão de suporte de longo prazo da Canonical.