Depois de muitas novidades com a chegada do novo Ubuntu, quem também apresenta as primeiras novidades é a distribuição KDE neon, que possui o ambiente KDE Plasma por padrão e sempre atualizado. O KDE neon (com um ‘n’ minúsculo) tem como base, a partir de agora, o Ubuntu 22.04 LTS, trazendo muitos dos novos recursos do ‘Jammy Jellyfish’ LTS para os usuários desta distribuição. Portanto, o KDE neon agora é baseado no Ubuntu 22.04 ‘Jammy Jellyfish’.
Os desenvolvedores que se dedicam ao projeto Linux com base no KDE anunciam que rebasearam com sucesso o KDE neon no Ubuntu 22.04 LTS ‘Jammy Jellyfish’, cuja primeira versão saiu em abril.
Com o aumento do Jammy, os usuários do KDE neon desbloqueiam o acesso a um conjunto mais recente de pacotes, ferramentas de terceiros e drivers de hardware. Também oferece um kernel Linux mais recente, fornecendo suporte de hardware aprimorado.
KDE neon agora tem como base o Ubuntu 22.04 ‘Jammy Jellyfish’
Embora possa parecer um grande atraso desde abril deste ano, trocar a base de uma “distro” não é uma tarefa simples. Leva tempo (e muita habilidade) para coordenar adequadamente a mistura dos pacotes KDE mais recentes do KDE neon com as versões subjacentes nos arquivos do Ubuntu Jammy. Porém, tendo concluído o trabalho duro, está tudo pronto.
Como parte desta transformação, os desenvolvedores do KDE neon também tiveram que lidar com a situação do empacotamento do Mozilla Firefox.
Nas instalações neon existentes, a versão.deb
do navegador Firefox é fornecida. A partir de agora, isso não existe mais. Então, com a transição forçada para um pacote Snap em 22.04, os desenvolvedores buscaram feedback sobre a abordagem que seus próprios usuários queriam: e eles escolheram o Mozilla Firefox Team PPA. Isso agora está ativado por padrão em neon, o que significa que não há compilação de Snap.
As compilações do KDE neon usando as bases 22.04 estão disponíveis para download no site do KDE neon. Além disso possui três edições distintas: User, Testing e Unstable. Aqueles que usam o KDE neon (versão 20.04) poderão atualizar para a versão 22.04 a partir desta segunda-feira, 24 de outubro.
O que é o KDE neon?
O projeto KDE neon (não se considera uma distribuição) envia o mais recente software KDE oficial. Isso inclui o desktop KDE Plasma, em cima de uma base estável do Ubuntu LTS.
O que torna o KDE Neon diferente do Kubuntu, o sabor oficial do Ubuntu KDE? O Kubuntu envia um instantâneo congelado das tecnologias do KDE sobre a base Ubuntu mais recente. Já o neon envia as tecnologias mais recentes do KDE sobre uma base LTS congelada do Ubuntu.
À medida que o novo software do KDE sai, a equipe do neon avalia a qualidade. Além disso, verifica se há problemas e garante que ele funcione bem com o restante da pilha do KDE antes de enviá-lo aos usuários. Então, fornece a eles o software KDE mais recente, mais rapidamente. No entanto, o software não-KDE nos arquivos do Ubuntu fica em um instantâneo congelado.