Ubuntu 22.10 roda no computador de placa única LicheeRV D1 RISC-V Linux da Sipeed

Ubuntu 22.10 roda no computador de placa única LicheeRV D1 RISC-V Linux da Sipeed

Além de oferecer suporte ao SiFive HiFive Unmatched, Allwinner D1 Nezha e suporte à placa VisionFive RISC-V, a Canonical anunciou formalmente o Ubuntu 22.10 para o LicheeRV como uma placa RISC-V de $ 16 ~ 19 +. Portanto, a Canonical anunciou que seu popular sistema operacional Ubuntu Linux agora é oficialmente suportado no computador de placa única (SBC) LicheeRV D1 RISC-V da Sipeed.

Em setembro, o Ubuntu 22.10 já tinha como objetivo oferecer suporte ao LicheeRV. Então, de fato, os engenheiros da Canonical conseguiram fazer com que essa placa RISC-V de baixo custo funcionasse na versão mais recente do Ubuntu.

A Canonical continua a expandir a disponibilidade do Ubuntu rodando em processadores e hardware RISC-V. Seguido por alguns anúncios durante o RISC-V Summit China 2022, temos o orgulho de anunciar o lançamento do Ubuntu para hardware RISC-V adicional – a placa LicheeRV da Sipeed.

Ubuntu 22.10 roda no computador de placa única LicheeRV D1 RISC-V Linux da Sipeed

O Sipeed LicheeRV é uma placa de módulo de computação com conector M.2 que pode se conectar a uma placa de suporte para conectividade adicional. O Sipeed LicheeRV usa o Allwinner D1 SoC e é alimentado por um processador RISC-V de 64 bits XuanTie C906 de núcleo único. Este processador RISC-V de núcleo único funciona a apenas 1,0 GHz. Sim, esta é uma placa muito barata, mas lenta. O LicheeRV é principalmente para fins de rede e outros casos de uso de IoT.

Ubuntu 22.10 roda no computador de placa única LicheeRV D1 RISC-V Linux da Sipeed

O LicheeRV foi lançado a US$ 16, enquanto os preços atuais do AliExpress o colocam em US$ 19 ou um pouco a mais que isso.

Esta placa não é poderosa o suficiente para um desktop Linux RISC-V e também deixa a desejar em relação à conectividade. No entanto, esta é uma placa interessante para amadores e outros que desejam experimentar hardware RISC-V de baixo custo.

RISC-V, definição de computação aberta

Padrões abertos e colaboração são estratégicos para hardware e software em todos os setores e regiões. Na última década, o código aberto e os padrões abertos remodelaram nosso mundo. O RISC-V é a arquitetura de conjunto de instruções mais prolífica e aberta da história, o que levou a comunidade de hardware a adotar padrões abertos e colaboração nesse nível.

Essa arquitetura aberta de conjunto de instruções (ISA) está permitindo uma nova era de inovação de processador por meio de colaboração de padrão aberto com rápida adoção em todo o setor. Para se tornar o ISA padrão da indústria em computação, o RISC-V ISA permite liberdade de design de software e hardware na arquitetura. A arquitetura pode ser aplicada a uma ampla variedade de processadores, desde microcontroladores de baixo custo até processadores de nível de servidor de ponta. 

A Canonical anunciou a disponibilidade do Ubuntu 22.10 para a placa LicheeRV RISC-V através do blog do Ubuntu para mais detalhes.