A próxima atualização do sistema operacional Ubuntu Linux deve ganhar um recurso importante chamado systemd-hwe para facilitar a habilitação de hardware em futuras instalações OEM. Isso está em preparação e deve estrear no Ubuntu 22.10. Além disso, deve fazer parte, posteriormente, do futuro Ubuntu 22.04 LTS point releases. O pacote systemd-hwe deve lidar mais facilmente com as regras de hardware atualizadas como parte da habilitação de novos dispositivos.
No momento, o Ubuntu recorre às atualizações de versão estável do systemd (SRUs) quando precisa enviar regras de hardware udev atualizadas que fazem parte da árvore de origem do systemd. A intenção com o systemd-hwe é separar essas regras do udev em um pacote à parte que pode receber atualização mais facilmente e enviado como atualizações estáveis para os usuários, em vez de uma atualização inteira do pacote systemd.
O banco de dados de hardware systemd “hwdb” tem uso intenso pelo udev para substituir propriedades, configurar o acesso do usuário a interfaces, definir valores de teclas do teclado e também várias peculiaridades de hardware. Como parte dos compromissos de OEM do Ubuntu, eles tiveram que recorrer a SRUs do systemd para enviar entradas de banco de dados de hardware atualizadas, enquanto agora estão trabalhando para colocá-lo no systemd-hwe.
Ubuntu Linux prepara systemd-hwe para facilitar habilitação de hardware no OEM
Systemd-hwe já faz parte dos arquivos em desenvolvimento do Ubuntu 22.10. Enquanto um novo ticket MIR confirma os planos de tê-lo no arquivo principal e avançar com o systemd-hwe para lidar com as regras de hardware. Assim, ajudará a garantir o novo suporte de hardware e correções de peculiaridades. Isso deve tornar todo o processo mais fácil para usuários estáveis do Ubuntu, com menos rotatividade no pacote principal do systemd.
O pacote systemd-hwe já está no universo Ubuntu.
- O pacote systemd-hwe compila para as arquiteturas nas quais foi projetado para trabalhar.
- Atualmente compila para amd64 e funciona para todas as arquiteturas.
- Link para o pacote: https://launchpad.net/ubuntu/+source/systemd-hwe
Todos os detalhes sobre o crescimento de entradas do número de systemd hwdb podem ser vistos no link systemd’s hwdb.d. Lá é possível saber como está o desenvolvimento dos dados para este tipo de hardware.