Um Ubuntu como você nunca viu, rodando as tecnologias mais avançadas e preparadas para um futuro que já começou a ser desenhado no mundo da tecnologia. Pelo menos isso está na proposta apresentada na última quinta-feira com a criação de uma equipe do chamado Ubuntu High Performance Computing (HPC) para deixar o Ubuntu Linux capaz de executar AI/ML, e atuar em áreas como energia, bioinformática, meteorologia e outras cargas de trabalho no Ubuntu Linux. No Ubuntu Discourse estava a descrição da equipe e outras informações sobre a equipe Ubuntu HPC. Assim, o Ubuntu monta equipe de HPC para IA e computação de alto desempenho.
O foco da equipe do Ubuntu HPC é descrito como:
A equipe Ubuntu High-Performance Computing (HPC) tem como objetivo fornecer infraestrutura, aplicativos e experiência de usuário HPC da mais alta qualidade para o ecossistema Ubuntu.
HPC é a base que sustenta várias indústrias importantes e áreas críticas de pesquisa, como IA/ML, energia , bioinformática, farmacologia, engenharia e meteorologia. A equipe de HPC trabalha para fornecer a melhor pilha de HPC gratuita e de código aberto, desde a embalagem até os aplicativos em nuvem para Ubuntu.
Querendo saber se este foi um novo esforço ou apenas promovendo um esforço existente, a formalização da equipe Ubuntu HPC parece ser nova com o referenciado Ubuntu-HPC no Launchpad tendo acabado de ser estabelecido na semana passada (2023-05-18).
Ubuntu monta equipe de HPC para IA e computação de alto desempenho
A equipe Ubuntu HPC trabalhará no agendamento de workshops da comunidade, trabalho de desenvolvimento para permitir mais cargas de trabalho HPC no Ubuntu, manutenção de pacotes relevantes, desenvolvimento de novos tipos de nuvem, criação de contêineres, criação de mais documentação e esforços relacionados.
Atualmente, a Equipe Ubuntu HPC conta com cinco membros. Os curiosos sobre os esforços do Ubuntu HPC podem aprender mais por meio deste post do Ubuntu Discourse.