O acelerador de inferência Cloud AI 100 da Qualcomm, com até dezesseis núcleos e focado em trabalhos de IA dos data centers, continua em uma jornada para ter suporte principal ao kernel Linux. Então, o driver Qualcomm Cloud AI 100 recebe atualização para novo subsistema de aceleração do Linux.
Em agosto do ano passado, a Qualcomm publicou seu código de driver de kernel Linux de código aberto “QAIC” para habilitar o acelerador Cloud AI 100. Esse driver QAIC começou como um driver Direct Rendering Manager (DRM), dada a semelhança com GPUs e o que outros drivers de acelerador de IA visavam na época. Tem estado quieto na frente de discussão/upstreaming do QAIC nos últimos meses, enquanto na segunda-feira eles publicaram uma segunda iteração deste driver.
Driver Qualcomm Cloud AI 100 recebe atualização para novo subsistema de aceleração do Linux
Notável com os patches QAIC v2 é que o driver Qualcomm Cloud AI agora está adaptado ao novo subsistema/estrutura do acelerador, em vez de DRM diretamente.
O Linux 6.2 apresenta o novo subsistema “accel” do acelerador de computação, enquanto no Linux 6.3 os primeiros drivers de aceleração estão chegando na forma do novo driver Intel Meteor Lake VPU. Além disso, estão adaptando o driver Habana Labs existente para usar o subsistema de aceleração e movê-lo para fora de char/misc. O driver QAIC da Qualcomm em sua nova forma agora é outro candidato a aceleração.
O driver QAIC v2 também aborda os comentários levantados durante o processo de revisão inicial, elimina os recursos de telemetria, reestrutura a documentação e faz algumas correções.
O empolgante com o novo driver é que a Qualcomm publicará seus componentes de espaço do usuário em breve. Eles dizem que estão a uma semana ou mais de publicar seu driver de modo de usuário e compilador que funcionam com o driver QAIC.
É bom vê-los publicando o software do usuário de código aberto para o Qualcomm Cloud AI 100 e também é um requisito para que esse driver seja atualizado para que haja um componente de software de espaço do usuário de código aberto.
Os interessados na nova revisão da Qualcomm do driver QAIC Linux podem encontrá-lo na lista dri-devel, onde agora ele passará por uma nova rodada de revisão.