Intel publica atualização de microcódigo de CPU para corrigir problemas funcionais e de segurança

intel-corrigindo-corrige

A Intel publica atualização de microcódigo de CPU para corrigir problemas funcionais e de segurança. A Intel publicou uma série de novas imagens de microcódigo de CPU neste Patch Tuesday para abordar vários problemas de segurança, bem como uma série de problemas funcionais que estão sendo abordados em diferentes gerações de processadores de CPU cliente e servidor.

O Intel CPU Microcode 20240813 agora está disponível para usuários do Linux na obtenção fácil dos arquivos de microcódigo mais recentes. As atualizações de microcódigo de CPU não contêm o novo microcódigo de CPU Intel Raptor Lake (Refresh) 0x129 para resolver os problemas de estabilidade da CPU que afetam os processadores Intel Core de 13ª/14ª geração.

Portanto, presumivelmente, apenas esse novo microcódigo pode ser carregado no momento da inicialização e não carregado tardiamente pelo sistema operacional. Ou pode ser um caso de agendamento de lançamento que o microcódigo RPL 0x129 não tenha sido aprovado hoje, mas de qualquer forma vale a pena apontar.

Intel publica atualização de microcódigo de CPU para corrigir problemas funcionais e de segurança

Na frente de segurança, a atualização de microcódigo da CPU de hoje aborda uma vulnerabilidade de segurança que afeta as gerações recentes de CPUs Intel Core e Xeon com seus mecanismos de cache de fluxo, problemas de cache de fluxo Intel Core Ultra, um problema do Intel Xeon 3ª/4ª/5ª geração Xeon permitindo escalonamento de privilégios, uma vulnerabilidade escalável Xeon de 3ª geração que permite negação de serviço e um aviso do SMI Transfer Monitor que afeta muitas CPUs Intel.

No lado dos “problemas funcionais”, as atualizações de microcódigo da CPU de hoje abordam problemas desde os mais recentes processadores Intel Core Ultra até os processadores Core de 7ª geração.

Para encurtar a história, há muitos novos binários de microcódigo de CPU Intel lançados hoje para resolver vários problemas de segurança e funcionalidade para processadores de cliente e servidor Intel que remontam a gerações. O microcódigo atualizado chegará aos usuários do Linux em breve, enquanto aqueles que desejam as atualizações imediatamente podem encontrar todos os novos binários no GitHub.