Até pouco tempo atrás, não havia qualquer menção ao Thunder Bay da Intel há algum tempo, além do patch ocasional do kernel Linux, enquanto agora ele foi oficialmente confirmado como um produto Intel cancelado e o código do driver Linux que está sendo trabalhado nos últimos 2 anos está no bloco de corte. Então, o Intel Thunder Bay é oficialmente cancelado e o código do driver Linux deve ser removido
Thunder Bay foi um SoC inicialmente rumores como apresentando uma mistura de núcleos de CPU Intel (Xeon) e núcleos VPU Movidius. A Intel adquiriu a Movidius em 2016 por seus projetos de processador de visão computacional (CV) de baixa potência. O IP Movidius acabou no Neural Compute Stick da Intel, drones Intel, a Intel RealSense Tracking Camera e, mais recentemente, é o Intel Movidius 3700VC VPU.
Intel Thunder Bay é oficialmente cancelado e o código do driver Linux deve ser removido
O suporte ao Thunder Bay começou a aparecer no kernel Linux principal em 2021 e o trabalho de recursos continuou a ser transmitido até meados de 2022.
Não havia muita informação oficial sobre o Thunder Bay nos últimos ~ 3 anos, mas os patches do Linux ao longo deste tempo ajudaram a lançar alguma luz sobre isso. Embora houvesse rumores de que era uma mistura de núcleos Intel x86 com núcleos Movidius VPU, os patches reais do Linux para materializar indicaram-no como núcleos Arm Cortex A53 com o Movidius VPU.
Os patches do Linux fizeram com que ele aparecesse mais como um sucessor da placa aceleradora do suplemento Keem Bay, em vez de alguns SoC/CPU Intel x86 com recursos de VPU.
De qualquer forma, Thunder Bay está morto. Publicado ontem foram um conjunto de patches começando a remover o código Thunder Bay do kernel Linux. A remoção do Thunder Bay começou com os patches do eMMC, enquanto presumivelmente seguirá para outras áreas também.
Os patches explicam:
“Remova o código específico do Thunder Bay, pois o produto foi cancelado e não há clientes finais ou usuários.”