Os captadores de áudio de CD são projetados para extrair (“rip”) o áudio digital bruto (em um formato comumente chamado de CDDA) de um disco compacto para um arquivo ou outra saída. Esses softwares permitem que um usuário codifique o áudio digital em uma variedade de formatos e baixe e carregue informações de disco de gnudb.org, um banco de dados de CDs da Internet. Neste artigo, você conhecerá excelentes captadores de áudio de CD de dispositivos Linux.
Copiar CDs é legal?
De acordo com a lei de direitos autorais dos EUA, a conversão de um CD original em arquivos digitais para uso pessoal foi citada como “uso justo”. No entanto, a lei de direitos autorais dos EUA não permite ou proíbe explicitamente fazer cópias de um CD de áudio de propriedade pessoal, e a jurisprudência ainda não estabeleceu quais cenários específicos são permitidos como uso aceitável.
A posição dos direitos autorais é muito mais clara no Reino Unido. A partir de 2014, o Reino Unido foi definido para tornar legal para os cidadãos do Reino Unido fazer cópias de CDs, MP3s, DVD, Blu-rays e e-books. Isso se aplica apenas se o indivíduo possuir a mídia física que está sendo copiada e a cópia for feita apenas para seu uso privado. Mas a lei não foi aprovada. Para os países da União Europeia, os países membros podem permitir uma exceção de cópia privada.
No Brasil, quando copiamos uma música original de um CD que compramos na loja, mesmo com nota fiscal e passamos a reproduzir (tocar) a música no Ipod, por exemplo, estamos sujeito aos efeitos legais da Lei de Direito Autoral. Neste caso, especificamente, a música de CD é considerada uma obra protegida conforme o artigo 7°, inciso V, que trata das composições musicais, tendo ou não letra.
Não se pode reproduzir um CD inteiro ou somente uma faixa do CD sem a autorização prévia e expressa do autor. No artigo 29, inciso I da Lei 9.610/98 deixa bem claro que ninguém pode reproduzir parcial ou integral a obra se não houver essa autorização dada previamente. Ou seja, você está cometendo um crime quando copia uma faixa ou um CD completo para dentro do seu equipamento eletrônico de música, que toca no formato de arquivo de áudio MP3.
Se você não tiver certeza de qual é a posição do país em que vive, verifique a lei de direitos autorais local para certificar-se de que está de acordo com a lei antes de usar o software apresentado neste artigo.
Até certo ponto, pode parecer um pouco trabalhoso ripar CDs. Serviços de streaming como Spotify e Google Play Music oferecem acesso a uma enorme biblioteca de música de forma conveniente e sem a necessidade de copiar sua coleção de CDs. No entanto, se você já possui uma grande coleção de CDs, ainda é desejável poder converter seus CDs para desfrutar em dispositivos móveis como smartphones, tablets e MP3 players portáteis.
Abaixo, o pessoal do Linux Links elencou alguns softwares gratuitos e de código aberto.
Capturadores de áudio do console Linux
Cyanrip: Programa de ripagem de CD completo capaz de eliminar a maior parte do tédio;
Whipper: Python 3 (3.6+) Ripper CD-DA baseado no projeto morituri;
Perl Audio Converter: Ferramenta de extração de áudio com extensões de serviço;
Abcde: Um codificador de CD;
Cdparanoia: Bem respeitada ferramenta de extração de áudio digital (DAE);Morituri: Grabber de áudio de CD que busca precisão em vez de velocidade.