GRUB 2.04 é lançado após dois anos

Fedora 32 planeja ser lançado com o GNU Binutils 2.33
gnu savannah

Já se passaram dois anos desde o lançamento do GRUB 2.02. E agora, finalmente, ele foi  substituído pelo tão aguardado lançamento do bootloader GRUB 2.04. O GRUB 2.04 traz muito trabalho em cima de recursos para este bootloader de Linux amplamente utilizado, incluindo:

Suporte à arquitetura RISC-V:

GRUB 2.04 é lançado após dois anos

O carregador de boot GNU GRUB da linha principal agora suporta a arquitetura RISC-V como outro passo importante para um melhor suporte da linha principal para este novo processador ISA livre de royalties. o suporte do RISC-V foi fundido e acabou sendo apenas cerca de 400 linhas de novo código. Esse suporte RISC-V para o GRUB foi liderado por Alexander Graf, da SUSE. Desenvolvedores da Oracle e da Western Digital também estiveram envolvidos na criação e revisão.

Suporte nativo à inicialização segura da UEFI:

Uma nova estrutura de “verificadores” que fornece funcionalidade de verificação central para os dispositivos UEFI Secure Boot, Trusted Platform Modules e PGP.

A estrutura de verificadores do GRUB pode ser usada por módulos, por meio dos quais o gerenciador de inicialização precisa lidar com algumas etapas de verificação no momento da inicialização. O foco óbvio nessa estrutura de verificação é para mecanismos de segurança, como suporte ao Secure Boot ou TPM.

Este framework permite também verificar a imagem do kernel para construção, módulos de linhas de comando, etc. O usuário inicial deste framework é o módulo PGP para checar a imagem do GRUB contra uma assinatura do GnuPG. Há também um novo módulo verificador de bloqueio de bloqueio EFI que foi adicionado para fornecer verificação de kernels se a Inicialização Segura UEFI estiver habilitada.

Outras novidades do GRUB 2.04 lançado após dois anos

Suporte para o sistema de arquivos F2FS;

Suporte para várias imagens iniciais do initrd;

Vários aprimoramentos do Btrfs, incluindo suporte ao Zstd e suporte a RAID 5/6;

Suporte ao UEFI TPM 1.2 / 2.0;

Suporte ao compilador GCC 8 e GCC 9;

Suporte de virtualização Xen PVH;

Suporte para VLAN;

Suporte DHCP nativo;

Várias correções de arquitetura, bem como diferentes correções de bugs em geral.

O GRUB 2.04 pode ser baixado do GNU Savannah.