Como antecipamos aqui, a Canonical acaba de lançar as imagens da nova distro Ubuntu 16.04.6 LTS (Xenial Xerus). O objetivo da versão não prevista de longo prazo é resolver uma vulnerabilidade do APT descoberta recentemente. Como relatado no início desta semana, a Canonical começou a trabalhar em lançamentos de emergência para sua série de sistemas operacionais Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) e Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr). Assim, esperam oferecer aos usuários versões mais seguras de instalação. Como já foi dito, esta versão corrige uma vulnerabilidade de segurança que afeta o gerenciador de pacotes do APT.
A vulnerabilidade
A vulnerabilidade de segurança do APT afeta todos os sistemas operacionais baseados em Debian e Ubuntu. Ela pode permitir que um atacante remoto instale pacotes maliciosos em máquinas que não consertaram a falha para executar código como root e possivelmente travar o host. A vulnerabilidade fez com que o APT reconhecesse os pacotes maliciosos como válidos.
Ao contrário das versões anteriores, o 16.04.6 é uma versão voltada para segurança com o propósito de fornecer mídia de instalação atualizada que protege novas instalações contra a vulnerabilidade do APT descoberta recentemente (USN-3863-1). Muitas outras atualizações de segurança de alto impacto adicionais os bugs também estão incluídos, disse Lukasz Zemczak.
Ubuntu 16.04.6 LTS já está disponível para todos os sabores
A versão pontual do Ubuntu 16.04.6 LTS está agora disponível para download. Portanto, são imagens Desktop e Server para arquiteturas de 32 bits e 64 bits. O Kubuntu 16.04.6 LTS, o Xubuntu 16.04.6 LTS , o Lubuntu 16.04.6 LTS , o Ubuntu MATE 16.04.6 LTS , o Ubuntu Kylin 16.04.6 LTS e o Mythbuntu 16.04.6 Os sabores oficiais LTS também estão disponíveis para download.
No entanto, tenha em mente que essas novas imagens ISO estão aqui apenas para novas implantações do sistema operacional.
Os usuários existentes não precisam baixar essas imagens para manter suas instalações atualizadas. Então, para isso precisam executar apenas o comando em um emulador de terminal:
sudo apt-get update & sudo apt-get dist-upgrade