o desenvolvedor Miguel Ojeda postou a mais nova série de patches implementando a infraestrutura da linguagem de programação Rust e o código de amostra inicial para o kernel Linux. Assim, o código Rust para o kernel Linux ganha mais recursos.
Então, o suporte Rust v8 foi publicado hoje com as 43,6k linhas de código iniciais. Assim, adiciona o suporte à linguagem de programação Rust para uso opcional dentro do kernel Linux.
Em junho, no Open-Source Summit, Linus Torvalds comentou que o Rust para o kernel poderia fazer parte do Linux 5.20 – que agora recebeu o nome de Linux 6.0.
Resta saber se isso ainda acontecerá. Especialmente porque a série de patches v8 postada hoje tem muitas novas adições e precisará de mais tempo para revisão. O código do kernel Rust ainda pode levar mais tempo para assar. De qualquer forma, parece estar se aproximando cada vez mais da fusão.
Com a série de patches Rust v8 para o kernel Linux, há muita variação de código. São mais funcionalidades do kernel agora acessíveis a partir do código Rust.
Alguns dos destaques do Rust com esses patches mais recentes incluem:
- Atualizando a cadeia de ferramentas contra o Rust 1.62;
- Mover as ligações do kernel Rust Linux para sua própria caixa (chamada “bindings”). Assim, deve melhorar os tempos de compilação quando apenas a caixa do kernel muda;
- Melhorias na velocidade de execução do analisador de ferrugem;
- O suporte ao sistema de arquivos chegou com o módulo “fs”, incluindo vários novos tipos. Suporte a parâmetros do sistema de arquivos, sinalizadores do sistema de arquivos e código de amostra do sistema de arquivos em Rust;
- O suporte a filas de trabalho também é novo com os patches Rust v8 Linux;
- Suporte assíncrono com expansão para os patches Rust v8 agora com suporte ao executor. Um executor com base em fila de trabalho, yield_now() que produz a execução da tarefa atual. Além disso, uma amostra de servidor de eco TCP assíncrona é adicionada;
- Suporte Rust para tratamento de interrupções;
- Suporte inicial RCU;
- Suporte inicial para atrasos/dormências.
Quanto ao status atual, a série de patches v8 ainda carrega esta mensagem: “O suporte ao Rust ainda deve ser considerado experimental. No entanto, o suporte é bom o suficiente para que os desenvolvedores do kernel possam começar a trabalhar nas abstrações do Rust para subsistemas e escrever drivers e outros módulos. “
Mais detalhes para os interessados em Rust para o kernel Linux podem ver os patches v8 na lista de discussão do kernel.