Construção do kernel Linux em tempo real deve fazer parte do Linux 5.20

Linux 6.7-rc3 lançado após uma pequena semana de férias
tux

Ainda neste ano, deveremos ter uma importante novidade fazendo parte das distribuições Linux. Depois de anos trabalhando, o suporte “PREEMPT_RT” para construir um kernel Linux em tempo real pode finalmente acontecer para o próximo ciclo do Linux 5.20. No entanto, tudo depende se os últimos bits restantes forem revisados/assinados a tempo para a janela de mesclagem da próxima semana. Portanto, a construção do kernel Linux em tempo real deve fazer parte do Linux 5.20.

A série de patches em tempo real do Linux está ficando menor com o tempo e bem perto de cruzar a linha de chegada com apenas cerca de 50 patches a serem mesclados. Isso permite construir um kernel em tempo real/totalmente preemptivo fora do código principal para sistemas Linux embarcados.

Ainda não implementaram a série de patches em tempo real (RT). Porém, a curva de duração do patch está diminuindo lentamente a cada nova versão do kernel. Hoje está disponível a série de patches RT re-baseada desde o Linux 5.19-rc1 recentemente criado, com alguns dos patches anteriores em tempo real sendo atualizados nesta janela de mesclagem e outros patches re-baseados para funcionar com o código do kernel mais recente. Lembrando que o Linux 5.19 deve ter sua versão estável neste final de semana.

Construção do kernel Linux em tempo real deve fazer parte do Linux 5.20

Construção do kernel Linux em tempo real deve fazer parte do Linux 5.20.

Durante anos, falou-se de PREEMPT_RT chegar “em breve” à linha principal, mas no final das contas não deu certo. Os desenvolvedores do Linux RT foram retidos por financiamento.

A mudança este ano, porém, foi a Intel adquirindo a Linutronix como a empresa de consultoria Linux fortemente envolvida nos patches PREEMPT_RT.

Agora, hoje, a palavra é que PREEMPT_RT pode estar pronto para o Linux 5.20 se os dois últimos bloqueadores estiverem em forma nesta semana. 

Sebastian Andrzej Siewior do Linutronix escreveu na lista de discussão do kernel:

um ping formulado para a série. Este é um dos dois obstáculos para habilitar o RT na v5.20. Eu não quero adicionar nenhuma pressão, apenas ressalte que não posso ficar parado por dias, já que o fim está próximo ;)Sebastian

Essa série de patches são dois patches que têm a ver com o sinal/ptrace necessários para a série PREEMPT_RT. Assim, veremos nas próximas duas semanas durante a janela de mesclagem do Linux 5.20 se os patches PREEMPT_RT estão todos alinhados para finalmente serem mesclados. Além disso, é preciso que não haja problemas ou objeções de última hora de Linus Torvalds ou outros participantes importantes.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile