A versão do Linux 6.11-rc7, lançada no domingo, traz correções significativas, incluindo uma importante solução para um problema de desempenho que afetava gráficos AMD. As correções de DRM para o 6.11-rc7 foram enviadas recentemente, com foco principal nos drivers AMDGPU e Intel i915/Xe, além de pequenas correções em outros drivers menores. No entanto, um dos destaques desta atualização é uma correção crítica no driver gráfico da AMD que trata de uma regressão de desempenho.
Solução para picos de CPU ao limpar a VRAM
Entre as correções do AMDGPU desta semana, está uma que resolve picos de CPU observados durante a limpeza da VRAM. Alex Deucher, da AMD, foi o responsável por implementar uma mudança que agora faz com que a VRAM seja sempre alocada já limpa para alocações GEM. No patch, ele explicou:
“Isso adiciona latência na alocação, mas alinha melhor com as expectativas dos usuários. A latência deve melhorar com os patches de limpeza de drm buddy que Arun está trabalhando. Além disso, essa mudança corrige os altos picos de CPU observados durante a liberação da memória.”
Essa correção resolve um bug reportado relacionado a uma regressão de desempenho massiva em jogos como Dota 2 no Linux 6.10.2, comparado a versões anteriores, como o Linux-LTS 6.6.42. Um usuário relatou que o desempenho em Dota 2, e em outros títulos como Rise of the Tomb Raider, sofreu uma queda considerável ao migrar para as versões mais recentes do kernel Linux.
A origem dessa regressão foi identificada: ela foi introduzida há cerca de quatro meses, quando a funcionalidade de limpar páginas foi adicionada ao driver AMDGPU. Embora essa regressão não tenha afetado todos os jogos, títulos como Dota 2 sofreram uma perda de desempenho significativa.
Impacto na comunidade de jogos
Com a correção desta semana no patch AMDGPU, espera-se que o desempenho volte ao normal em jogos como Dota 2 e outros afetados. As correções de DRM, incluindo este patch da AMD, deverão ser integradas ao repositório Git do Linux e estarão disponíveis no lançamento do kernel 6.11-rc7 no domingo. Além disso, esse patch deve ser retrocompatibilizado para kernels estáveis atuais.
Se você quiser acompanhar a discussão e detalhes técnicos, pode acessar o relatório de bug completo aqui: Gitlab Issue #3528.