Desenvolvedor compila kernel Linux ARM64 no macOS

Infraestrutura do Rust finalmente começa a ser incorporada ao Linux 6.1
Kernel Linux 5.17-rc7 acaba de ser lançado e versão final planejada para o próximo fim de semana

Nick Desaulniers, do Google, conhecido por suas contribuições em torno da compilação do kernel Linux com LLVM/Clang, aceitou recentemente o desafio de poder compilar o kernel Linux no macOS. Com um pouco de “fita adesiva e arame”, Nick conseguiu compilar o kernel Linux ARM64 no macOS 12.5.1 “Monterey” em seu Apple M2 MacBook Air. Portanto, a grande novidade é que um desenvolvedor compila kernel Linux ARM64 no macOS.

Com seu próprio LLVM/Clang construído e buscando algumas dependências via Homebrew, ele conseguiu compilar o kernel Linux no macOS. Não que você possa usar o kernel do Linux com o macOS, mas se apenas quiser fazer desenvolvimento e testes de compilação/smoke em um Apple M1/M2 – pelo menos até que o suporte ao Linux seja bom o suficiente para rodar no M1/ Hardware M2 com gráficos acelerados, áudio funcionando e outros recursos ainda sendo abordados por aqueles que trazem o Linux no Apple Silicon.

Desenvolvedor compila kernel Linux ARM64 no macOS

Aparentemente, há interesse em poder compilar o kernel do Linux enquanto executa o macOS em hardware M1/M2.

Nick publicou um patch de trabalho em andamento com as alterações necessárias para executar a compilação bem-sucedida. O patch ainda deve ser limpo e dividido antes de seu potencial upstream no futuro.

Não tenho certeza se isso é potencialmente interessante para alguém, mas eu consegui para obter a construção do kernel do MacOS my M2 Air com uma pequena quantidade de esforço (leia-se: fita adesiva e arame farpado). Se isso pode parecer útil para o fluxo de trabalho de qualquer pessoa, eu não me importaria de seguir isso (com alguns limpeza, enviando um conjunto de patches mais formal). Talvez isso nos ajude bootstrap ou colocar o Linux em funcionamento mais cedo nessas máquinas?

Nick anunciou o sucesso da noite para o dia na lista de discussão para avaliar o nível de interesse de outros desenvolvedores upstream e da equipe do Asahi Linux sobre poder compilar o kernel Linux no macOS.