GNU Linux-libre 6.4 lançado para remover possíveis dependências de blob binário

Kernel GNU Linux-Libre 6.5 lançado para quem busca 100% de liberdade para seus PCs

Após o lançamento de ontem do Linux 6.4, a equipe da FSFLA lançou o GNU Linux-libre 6.4-gnu como a versão mais recente deste kernel downstream que visa “100% de liberdade” com a remoção de qualquer remanescente do kernel que dependa de microcódigo/software não-livre firmware ou outros blobs binários, bem como remover a capacidade de carregar módulos proprietários do kernel. GNU Linux-libre 6.4 lançado para remover possíveis dependências de blob binário.

O anúncio de lançamento do kernel GNU Linux-libre 6.4 resume as mudanças deste ciclo como:

Limpeza ajustada de documentos de microcódigo x86, tablets Android x86 e drivers criptográficos QAT para contabilizar arquivos movidos na árvore de origem. Remoção da limpeza do driver vs6624, removido upstream. Neutralizado op-tee’s, rtl8710b’s e qcom’s Cloud AI blob loaders. Limpo suporte ao protocolo bluetooth nxp. Nomes de blob limpos em arquivos qcom aarch64 dts.

Mais apenas neutralização do código do kernel relacionado a padrões de software potencialmente não-livres. Downloads e mais detalhes sobre o kernel GNU Linux-libre 6.4 via FSFLA.org.

GNU Linux-libre 6.4 lançado para remover possíveis dependências de blob binário

Com o lançamento do GNU Linux-libre 6.4, eles também postaram este novo gráfico de Freedo, o mascote do Linux-libre. Se essa imagem fosse precisa, essa configuração de monitor duplo provavelmente está sendo executada sem qualquer aceleração de hardware, considerando que as GPUs de desktop há anos exigem blobs binários para seu microcódigo. O melhor caso seria Freedo usar uma placa de vídeo da série GeForce GTX 700 de uma década com o driver Nouveau que não requer nenhum microcódigo de código fechado para inicialização de hardware.

Kernel Linux 6.4

Acaba de estrear o novo kernel Linux 6.4 estável e ele vem com o código M2 da Apple e o WiFi 7, além de muitas novidades em relação ao modo autônomo da AMD. Foi um dos ciclos mais tranquilos dos últimos meses e isso possibilitou que o novo kernel saísse dentro do prazo inicialmente previsto, sem a necessidade de mais uma semana para novos aprimoramentos, nem a chegada de uma versão release candidate 8.

Embora o período RC do Linux 6.4 tenha sido relativamente tranquilo e sem intercorrências, isso não quer dizer que não haja nada de bom com o Linux 6.4… Modo Autônomo adicionado ao driver P-State e muitos outros novos trabalhos de hardware. 

Consulte a lista de recursos do Linux 6.4 para ver os muitos novos recursos e melhorias encontrados neste kernel agora estável.As fontes do Linux 6.4 agora estão disponíveis para aqueles que estão rolando suas próprias compilações de kernel.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile