PowerVR Rogue GX6250 é uma GPU (Unidade de Processamento Gráfico) que faz parte do SoC (Sistema em um Chip) MediaTek MT8173. O Google está trabalhando para habilitar o suporte de driver de código aberto para essa GPU, o que é uma grande notícia para a comunidade de código aberto.
A motivação do Google para fazer o PowerVR Rogue GX6250 funcionar com o MediaTek MT8173 está ligada aos seus interesses no Chromebook e a vários dispositivos que funcionam com este SoC. Com esses esforços, é possível executar os gráficos PowerVR Rogue em uma pilha de drivers de código aberto.
Chen-Yu Tsai, do Google, postou os patches para habilitar o suporte ao PowerVR Rogue GX6250 dentro do SoC MT8173. Ele explicou que esta versão é diferente da submissão inicial do driver powervr, pois divide o suporte da camada de cola da GPU fora do driver powervr e em um driver de domínio de clock e energia separado. O código de cola é o mesmo encontrado nos kernels do ChromeOS, com alguns comentários extras e nomes de macros adicionados onde possível.
O driver do kernel consegue sondar com sucesso o hardware e carrega o firmware “rogue_4.40.2.51_v1.fw” fornecido pela Imagination Technologies. O espaço do usuário foi testado com o Mesa 24.0.8 do Debian Trixie reconstruído com o driver vulkan powervr habilitado.
É ótimo ver que o suporte ao driver PowerVR Rogue de código aberto está começando a ter algum uso/interesse por outras partes. O SoC MT8173 “Kompanio 500” alimenta o Lenovo 300e, Lenovo S330, Acer R13 e uma variedade de outros Chromebooks. Espera-se que esses patches de suporte consigam ser incorporados ao kernel Linux principal em breve.
Além disso, foi mencionado em um fórum da comunidade de desenvolvedores PowerVR que o driver está funcionando no kernel 5.10 para o PowerVR GX6250, Mediatek mt8173. Ele está usando os mesmos arquivos de firmware que o ChromeOS, versão 1.17/1.18. Para a nova compilação k6.1, a TI modificou os arquivos de firmware para a versão 23.1/23.2.