Passou rápido demais e sem que percebamos, chegou a hora de dar adeus à série de kernel Linux 5.18, pois agora está marcada como EOL (End-of-Life) no site kernel.org.
Lançado no final de maio de 2022, o kernel Linux 5.18 é mais uma série de kernel de curta duração. Ele introduziu novos recursos como suporte para “eventos de usuário” no sistema de rastreamento, suporte para a função “porta de gerenciamento de sistema host” da AMD, suporte para somas de verificação de integridade de 64 bits em dispositivos NVMe, suporte para o recurso “interface de feedback de hardware” da Intel, bem como como suporte de rastreamento de ramificação indireta para a arquitetura x86.
O renomado desenvolvedor do kernel Greg Kroah-Hartman anunciou hoje o lançamento do kernel Linux 5.18.19, que parece ser um patch muito pequeno que inclui apenas 6 alterações.
O mais importante é que o kernel Linux 5.18.19 também é a última versão de manutenção da série de kernel Linux 5.17, que agora chegou ao fim da vida útil e não receberá mais atualizações de segurança e correção de bugs.
Kernel Linux 5.18 chega ao fim da vida útil e usuários devem atualizar para Linux 5.19
“Estou anunciando o lançamento do kernel 5.18.19. Observe que este é o ÚLTIMO kernel 5.18.y a sair. Este ramo está agora em fim de vida. Por favor, mude para 5.19.y neste momento”, disse Greg Kroah-Hartman em um anúncio na lista de discussão.
Como você pode ver, os usuários agora devem atualizar para a série de kernel Linux 5.19. Por sua vez, esta também recebeu uma atualização neste final de semana para a versão 5.19.3.
Os mantenedores e usuários da distribuição GNU/Linux que gostam de compilar seus próprios kernels podem obter o kernel Linux 5.19 mais recente agora mesmo no site kernel.org. No entanto, lembre-se de que este também é um branch de curta duração que provavelmente só terá suporte até final de outubro de 2022.
Várias distribuições populares de lançamento contínuo já executam o kernel Linux 5.19. Neste rol, podemos incluir Arch Linux e openSUSE Tumbleweed. Do mesmo modo, os usuários do Ubuntu podem instalar facilmente o kernel Linux 5.19 a partir do Ubuntu Kernel Mainline PPA. Se você não quiser atualizar seu kernel a cada poucos meses, você pode ficar com uma ramificação com suporte de longo prazo (LTS). Assim, está disponível o Linux 5.15 LTS.