Linux 6.11

Kernel Linux 6.11-rc3 aumenta desempenho do Intel EMR e corrige PTI de 32 bits para Meltdown

Kernel Linux 6.11-rc3 aumenta desempenho do Intel EMR e corrige PTI de 32 bits para Meltdown

O kernel Linux 6.11-rc3 aumenta desempenho do Intel EMR e corrige PTI de 32 bits para Meltdown. Linus Torvalds lançou o Linux 6.11-rc3 neste finalk de semana como o mais recente candidato a lançamento semanal. O kernel Linux 6.11 continua rastreando para um lançamento em meados de setembro.

Linus Torvalds escreveu no anúncio do 6.11-rc3:

Metade das mudanças são para drivers (todos os suspeitos de sempre: som, gpu e rede são grandes, mas temos usb e outras correções de driver diversos lá também).

O resto é a mistura aleatória usual, com correções de sistema de arquivos (bcachefs, btrfs, smb), correções de arquitetura (arm64, loongarch, x86), documentação e rede. E alguns fixlets de kernel e ferramentas principais também.”

Kernel Linux 6.11-rc3 aumenta desempenho do Intel EMR e corrige PTI de 32 bits para Meltdown

Entre as correções mais importantes desta semana estão mais IDs de CPU AMD Zen 5 adicionados, uma peculiaridade portátil para jogos ASUS ROG Ally X e uma atualização Intel P-State EPP para ajudar a aumentar o desempenho e a eficiência de energia das CPUs Xeon Scalable “Emerald Rapids”.

Também sendo mesclado hoje para Linux Git e tornando-o just in-time para Linux 6.11-rc3 está corrigindo a quebra recentemente descoberta no código de isolamento de tabela de página (PTI) x86 de 32 bits do kernel Linux. O código de isolamento da tabela de páginas do kernel é importante para mitigar o bug de segurança do Meltdown. Acontece que o código PTI x86 de 32 bits não estava à altura:

“Corrija o PTI de 32 bits de verdade. pti_clone_entry_text() é chamado duas vezes, uma vez antes de initcalls para que initcalls possam usar o auxiliar do modo de usuário e, em seguida, novamente depois que o texto é definido como somente leitura. Definir somente leitura em 32 bits pode interromper o mapeamento PMD, o que faz com que a segunda invocação de pti_clone_entry_text() encontre os mapeamentos fora de sincronia e com falha. Permita que a segunda chamada divida os PMDs existentes no mapeamento do usuário e sincronize com o mapeamento do kernel.”