Kernel Linux 6.4 terá conjunto de suporte para retroiluminação de teclado Apple M1/M2

Linux 6.11-rc5 lançado com conjunto reduzido de correções Bcachefs
tux

O novo kernel Linux 6.4 deve trazer novidades em relação ao suporte ao dispositivo Apple M1 e M2. Porém, nada ainda está pronto para os usuários finais. No entanto, começam a surgir as bases para o suporte ao novo MacBook Air, MacBook Pro e Mac Mini. Sendo assim, outro conjunto de mudanças da Apple foram agora foi submetido antes deste próximo ciclo do kernel. Portanto, o kernel Linux 6.4 terá conjunto de suporte para retroiluminação de teclado Apple M1/M2.

Um segundo conjunto de atualizações do Apple Soc DeviceTree foi enviado para a próxima janela de mesclagem do Linux 6.4. O que torna esta rodada importante é adicionar os controladores PWM e nós de luz de fundo para dispositivos M1 e M2.

Uma adição tardia à árvore, adicionando os controladores PWM e os nós de luz de fundo do teclado associados, já que o driver e suas ligações estão agora a caminho do 6.4.

Enfileirado via linux-pwm.git’s for-next desde o início deste mês está adicionando o driver do controlador Apple PWM “pwm-apple”. O suporte Apple SoC PWM é usado para controlar a luz de fundo do teclado e outras funcionalidades. Agora que este driver do controlador PWM está sendo integrado, a solicitação pull de hoje tem as adições do DeviceTree para ele.

Kernel Linux 6.4 terá conjunto de suporte para retroiluminação de teclado Apple M1/M2

Kernel Linux 6.4 terá conjunto de suporte para retroiluminação de teclado Apple M1/M2

O controlador PWM e as ligações de luz de fundo do teclado são adicionados para Apple M1 MacBooks para a configuração T8103, laptops Apple M1 Pro/Max MacBook Pro com a configuração T600x e o suporte inicial Apple M2 MacBook com o T8112 DT.Para usuários Asahi Linux executando seu kernel downstream, este suporte de luz de fundo do teclado Apple já está disponível há alguns meses, enquanto agora pelo menos será encontrado no kernel Linux 6.4 principal como a última melhoria upstream.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile