Linux 5.20 deve ter suporte para gráficos de desktop DG2/Alchemist e ATS-M

Outro engenheiro antigo da Intel Linux se junta ao Google
Intel suspende operações na Rússia

Depois de muitos meses e muito trabalho dos desenvolvedores de drivers gráficos Intel Linux de código aberto, o Linux 5.20 parece ser o kernel base onde as GPUs de desktop DG2/Alchemist Arc Graphics e a placa gráfica do servidor Arctic Sound M (ATS-M) suporte estará pronto em forma utilizável. O Linux 5.20 deve ter suporte para gráficos de desktop DG2/Alchemist e ATS-M.

Ao longo do último número de ciclos do kernel, muitos códigos gráficos DG2/Alchemist foram mesclados no driver Direct Rendering Manage do kernel i915. Especialmente para o ciclo atual do Linux 5.19, muito código chegou: o Linux 5.19 expõe o suporte ABI de computação do espaço do usuário para hardware de classe DG2. 

O Linux 5.19 também adicionou IDs PCI para algumas partes do DG2que acabou sendo para alguns dos notebooks Arc Graphics. E tem havido muitos outros materiais DG2 que chegaram ao Linux 5.19, desde soluções alternativas até o trabalho de recursos.

Com as mudanças gráficas da Intel até agora para o DRM-Next para Linux 5.20, há um trabalho inicial de habilitação trabalhando para o suporte a Ponte Vecchio Xe HPC, mas também há os bits iniciais de “barra pequena”.

Linux 5.20 deve ter suporte para gráficos de desktop DG2/Alchemist e ATS-M

Parece que preparar o pequeno suporte BAR foi a última das habilitações de baixo nível necessárias antes que os engenheiros da Intel estivessem prontos para adicionar os IDs PCI de GPU de desktop e o adaptador Arctic Sound M também. Na sexta -feira, foi enviado este patch que adiciona os IDs PCI para designs de placas adicionais de DG2 e Arctic Sound M.

O suporte a BARs pequenas chegou agora, o que nos permite adicionar os IDs PCI que correspondem aos designs de placas adicionais de DG2 e ATS-M. Há também um ID PCI de MB-down adicional que apareceu recentemente (0x5698), então nós o adicionamos também. Os IDs Intel Alchemist G10 adicionados incluem 0x56A0, 0x56A1 e 0x56A2. 

Os IDs Alchemist G11 adicionados são 0x5698, 0x56A5, 0x56A6 e 0x56B1. Há também partes Alchemist G12 de 0x56A3, 0x56A4 e 0x56B3 para completar essas placas gráficas de desktop DG2/Alchemist agora habilitadas e Arctic Sound M.

Este patch foi colocado na fila para drm-intel-gt-next, que por sua vez na próxima semana ou duas deve ser enviado para a árvore DRM-Next para então estrear com o kernel Linux 5.20 ainda este ano.

The Linux 5.20 merge será aberta no final deste mês, enquanto a versão estável do Linux 5.20 não será lançada até o final de setembro. Infelizmente, é mais provável que o Ubuntu 22.10 seja lançado com o Linux 5.19 do que o 5.20 devido a esse tempo. No entanto, existe a possibilidade de termos isso no Fedora Workstation e no Arch Linux, além de outras distribuições que fazem atualização mais rapidamente.

Outros recursos

A Intel pode fornecer também para clientes de placas gráficas de desktop Arc Graphics para Linux quando esses produtos forem lançados ainda este ano para facilitar a pilha de suporte de driver Linux para aqueles em kernels mais antigos. Mas agora com esses IDs PCI adicionados, o Linux 5. 20 será o kernel upstream básico que possui esses IDs de cartão add-in e ATS-M no lugar. 

O Mesa 22.2 ou possivelmente o atual 22.1 estável estará em torno do ponto ideal no lado do driver OpenGL/Vulkan. Mas, como acontece com todos os novos processadores gráficos, geralmente aderindo ao mais novo kernel e Mesa possível, produzirá os melhores recursos e desempenho.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile