Na semana passada, o Linux 6.0-rc6 foi minúsculo devido a muitos dos desenvolvedores do kernel upstream estarem em Dublin para o LPC 2022 e outros eventos. O desenvolvedor Linus Torvalds temia um aumento na atividade esta semana como resultado, mas ele ficou agradavelmente surpreso que o Linux 6.0-rc7 permaneça mais suave do que se esperava inicialmente. Assim, o Linux 6.0-rc7 acaba de ser lançado e a versão estável sairá no próximo domingo, se não ocorrer nenhum problema até lá.
Torvalds comentou no anúncio do 6.0-rc7 que acabou de chegar:
Então, eu estava pensando que o rc7 pode acabar maior do que o normal devido à viagem atingindo o rc6, mas isso realmente não parece ter acontecido.
Sim, talvez seja um pouco maior do que a média histórica para esta época do ciclo de lançamento, mas definitivamente não é algo atípico e parece bastante normal. O que é tudo de bom, e me faz pensar que o lançamento final acontecerá dentro do cronograma no próximo fim de semana, a menos que algo inesperado aconteça. Bate na madeira.
Aliás, rc7 também é (eu acho) a primeira vez que temos uma compilação ‘make allmodconfig’ limpa sem avisos de clang, já que os patches para problemas de tamanho de quadro no código de exibição amd foram mesclados. O tamanho do quadro de pilha ainda é muito grande (e o código não é exatamente bonito), mas agora está abaixo do nível que alertamos.
Então isso é bom de ver.
De qualquer forma, o shortlog completo abaixo – muito disso é GPU e drivers de rede, mas também existem várias outras correções aleatórias.
Vamos dar esta (espero) última semana de testes, mas tudo parece muito bom.
Linux 6.0-rc7 lançado e versão estável sairá no próximo domingo
Assim, impedindo que quaisquer problemas desagradáveis apareçam na próxima semana, o Linux 6.0 será lançado no próximo domingo (2 de outubro) em vez de ter que ir com um 6.0-rc8 de outra forma. Veja minha visão geral dos recursos do Linux 6.0 para saber mais sobre as mudanças futuras para esta grande atualização do kernel.
O Linux 6.0-rc7 está fora.
Depois disso, é a época de esperar a muito empolgante janela de mesclagem do Linux 6.1, que vem repleto de novidades. Entre elas, encontramos a infraestrutura inicial do Rust deve estar em vigor, MGLRU e muitos outros recursos abordados nas últimas semanas e que devem estar na próxima versão do kernel estável.