O lote desta semana de “correções” de drivers de plataforma x86 para o kernel Linux 6.1 em andamento é um pouco mais notável do que o normal. Em particular, os dispositivos Surface Pro 9 e Surface Laptop 5 agora são suportados juntamente com alguma outra ativação de suporte de hardware. Assim, o kernel Linux 6.1 adiciona suporte para o Microsoft Surface Pro 9.
O Surface Pro 9 é o mais recente computador tablet 2 em 1 da Microsoft lançado há algumas semanas. Enquanto vem com o Windows 11 22H2 por padrão, o Linux 6.1 traz suporte inicial para ele.
Os IDs de dispositivos necessários agora foram mesclados no Linux 6.1 para que o status da bateria e do carregador seja ativado, o controle de perfil da plataforma ACPI e os dispositivos HID. O suporte a dispositivos HID inclui touchpad funcional, teclado, sensores e outros dispositivos no Surface Pro 9.
Linux 6.1 adiciona suporte para o Microsoft Surface Pro 9
Ter touchpad funcional e suporte a teclado é obviamente muito importante e um bloqueador para o uso normal do Linux. Como são apenas novos IDs sendo adicionados ao código de driver Microsoft Surface Linux existente, era seguro adicionar durante a janela de mesclagem v6.1 atual.
Da mesma forma, novos IDs também foram adicionados para o Microsoft Surface Laptop 5. Este suporte vem graças ao grande trabalho de Maximilian Luz em continuar a melhorar o suporte de hardware do Microsoft Surface no Linux.
Outros patches platform-drivers-x86 mesclados esta semana incluem habilitar uma peculiaridade s2idle no driver Lenovo ThinkPad ACPI para o tipo de máquina 21A1 e adicionar um novo ID ACPI de “AMDI0009” para uma próxima plataforma AMD no driver PMC. Não há detalhes sobre o que essa plataforma AMD irá corresponder.
Este trabalho agora mesclado para Linux 6.1 pode ser encontrado através deste pull.