Linux 6.3 prepara suporte para Scalable Matrix Extension 2 (SME2) da ARM

Kernel Linux 6.2-rc8 acaba de sair
Kernel Linux 4.9 chega ao fim da vida após 6 anos de suporte

Em breve deveremos ter uma boa surpresa em relação ao Scalable Matrix Extension 2 (SME2) da ARM presente no novo kernel Linux 6.3 que começará a ser desenvolvido em breve. Embora o suporte inicial Scalable Matrix Extension (SME) para o kernel Linux tenha sido incluído somente no ano passado na árvore do kernel, a Arm já possui suporte SME 2 e SME 2.1 a caminho da linha principal.

Embora ainda não seja muito comum encontrar SoCs SVE/SVE2 Arm ou ainda mais para SME que foi anunciado em 2021 para Armv9-A como um superconjunto de SVE2, a Arm já está avançando com o suporte principal do kernel para SME 2/2.1. Scalable Matrix Extension Versão 2 e 2.1 adicionam o registro ZT0 e o novo estado arquitetônico sobre o SME Versão 1 que já é suportado pelo kernel principal desde o Linux 5.19.

Linux 6.3 prepara suporte para Scalable Matrix Extension 2 (SME2) da ARM

Houve os patches SME 2/2.1 do kernel do Linux flutuando na lista de discussão nos últimos meses para revisão, enquanto agora eles parecem prontos para introdução no Linux 6.3.

A árvore Git do Via ARM64 é uma ramificação for-next/sme2 criada no final de janeiro e que carrega os vários patches SME 2/2.1. Com ele agora seguindo o caminho do “para o próximo”, ele deve estar pronto para envio quando a janela de mesclagem do Linux 6.3 for aberta no final deste mês – em duas semanas. Portanto, pelo menos a ativação do kernel em torno do Scalable Matrix Extension 2 está pronta bem antes dos SoCs com esse recurso.

Linux 6.2 deve chegar em breve

Na semana passada, para o Linux 6.2-rc7, foi uma semana bastante leve. O normal seria que a versão final estável viesse já neste final de semana. No entanto, alegando atrasos nos testes por causa dos feriados do Natal e Ano Novo para o início da janela de mesclagem, Torvalds indicou anteriormente que passaria por um lançamento -rc8 desta vez para permitir testes adicionais. Assim, embora esta semana tenha sido leve, ele ainda está inclinado a continuar com seu planejamento anterior e, por sua vez, ver o Linux 6.2 estável chegar em 19 de fevereiro.