Linux 6.3 vai permitir alguns benefícios de economia de energia da GPU AMD, mesmo sem o suporte do BIOS S0ix

Kernel Linux 6.8-rc5 lançado com processo documentado para vulnerabilidades de segurança CVE
tux

A AMD enviou outro lote de recursos AMDGPU e correções para DRM-Next esta semana antes da janela de mesclagem do Linux 6.3. Com o atraso no ciclo, o material é principalmente de correções diferentes – incluindo algumas correções “RDNA3” (GFX11) da série Radeon RX 7000 – mas também um novo recurso na economia de energia da GPU AMD Radeon com S0ix, mesmo quando o BIOS do sistema suporta esta faltando. Sendo assim, o kernel Linux 6.3 vai permitir alguns benefícios de economia de energia da GPU AMD, mesmo sem o suporte do BIOS S0ix.

Para as GPUs AMD Radeon mais recentes, há várias correções GC11, correções DCN 3.2.x, correções DCN 3.1.4 e várias outras correções. Entre essas correções está também a reativação do suporte Scatter Gather (S/G) para hardware DCN 3.1.4. Também de interesse para alguns usuários são as correções hotplug PCI.

Linux 6.3 vai permitir alguns benefícios de economia de energia da GPU AMD, mesmo sem o suporte do BIOS S0ix

Indiscutivelmente, a mudança de recurso mais interessante com a solicitação pull AMDGPU desta semana é permitir o S0ix mesmo sem o suporte adequado do BIOS. O engenheiro da AMD, Mario Limonciello, explicou no patch que faz essa alteração:

Nós evitamos que o código de entrada suspenso seja executado, a menos que tenhamos suporte BIOS adequado para o modo S3 ou o modo s0ix.

Se o sistema de um usuário não suportar nenhum desses modos, o kernel ainda oferece s2idle em /sys/power/mem_sleep, então há uma expectativa dos usuários de que funcione mesmo se o consumo de energia permanecer muito alto.

Rafael Ávila de Espíndola relata que um sistema dele está com uma pilha de gráficos não funcional após reiniciar. Esse sistema não suporta S3 e o FADT não indica suporte para baixo consumo de energia.

Por meio de algumas experiências, concluiu-se que, mesmo sem o suporte de hardware s0i3 fornecido pelo driver amd_pmc, o consumo de energia durante a suspensão é reduzido ao executar a rotina de suspensão s0ix do amdgpu.

Os números da suspensão mostraram:

* Sem patch: 9,2 W

* Ignorar amdgpu suspend inteiramente: 10,5 W

* Executar rotina amdgpu s0ix: 7,7 WComo isso melhora a potência, remova alguns dos trilhos de proteção em `amdgpu_acpi.c` para executar apenas rotinas de suspensão s0ix à direita circunstâncias.

No entanto, se isso causar regressões para alguém, devemos reverter essa alteração e, em vez disso, optar por pular totalmente as rotinas de suspensão/retorno ou tentar corrigir o comportamento subjacente que faz com que os gráficos falhem após retomar sem o suporte da plataforma subjacente.

Mais detalhes por meio deste relatório de bug que acionou a alteração. O hardware problemático neste caso era um desktop Ryzen 4350G.Uma outra mudança de recurso a ser mencionada com a solicitação pull AMDGPU desta semana é permitir o suporte FreeSync sobre PCon para beneficiar os adaptadores DP para HDMI.A lista completa dos patches AMDGPU desta semana previstos para Linux 6.3 por meio desta solicitação pull

Isso se baseia em outro código de recurso AMDGPU mesclado nas últimas semanas. A janela de mesclagem do Linux 6.3 abre no final deste mês, enquanto o kernel Linux 6.3 estável deve ser lançado em abril.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile