Linux 6.4 vai remover drivers PCMCIA antigos não utilizados e não mantidos

Linux adiciona suporte ao driver Leakshield para relatar vazamentos no sistema de refrigeração líquida
tux

A próxima versão do kernel Linux 6.4 a chegar até meados deste ano deve retirar todos os drivers PCMCIA “char”. Isso faz parte do esforço mais amplo para remover o soquete PCMCIA e o código do driver da placa onde não há usuários aparentes restantes. Sendo assim, o Linux 6.4 vai remover drivers PCMCIA antigos não utilizados e não mantidos.

Greg Kroah-Hartman ontem enfileirou char: pcmcia: remova todos os drivers em char-misc-next antes do início do ciclo Linux 6.4 em dois meses. O commit de Jiri Slaby da SUSE explica:

Esses drivers PCMCIA de caracteres são problemáticos e recebem apenas cuidados mínimos. Concluiu-se que devemos tentar remover completamente a maioria dos drivers pcmcia. Vamos começar com esses char quebrados.

Isso segue uma discussão do kernel em outubro sobre o status e o caminho a seguir para o suporte PCMCIA no kernel do Linux. Um dos principais caminhos a seguir é manter os drivers de soquete e cartão onde há usuários aparentes, mas começar a remover os drivers não utilizados nos próximos lançamentos. Isso impede a remoção completa do suporte de placa PCMCIA.

Linux 6.4 vai remover drivers PCMCIA antigos não utilizados e não mantidos

O veterano desenvolvedor de kernel Arnd Bergmann também adicionou recentemente à lista de discussão do kernel,

Os dois casos de uso importantes que vejo para drivers/pcmcia são dispositivos cardbus em laptops antigos, que funcionam com drivers de dispositivo PCI normais e armazenamento de cartão CF para Se pudermos separar os dois movendo o cardbus nativo para drivers/pci/hotplug, mas descartar o suporte para dispositivos PCMCIA de 16 bits nos slots do cardbus, esperamos que isso fique muito mais fácil. 

O driver Omnikey Cardman 4000, o driver Omnikey Cardman 4040, o driver SCR24X Chip Card Interface e o suporte SyncLink PC Card são os drivers afetados por essa remoção inicial na fila antes do Linux 6.4. 

Assim como esses drivers de caracteres PCMCIA, espera-se que outro código de driver PCMCIA não utilizado seja removido do kernel da linha principal nas próximas versões, mas o suporte de placa PCMCIA em sua totalidade não será perdido neste momento. Alguns dos drivers de dispositivo PCMCIA no provável bloco de corte podem ser encontrados no final desta postagem da lista de discussão.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile