Enquanto a janela de mesclagem do Linux 6.5 não abre por mais uma semana, o desenvolvedor líder do Rust for Linux, Miguel Ojeda, já enviou a solicitação pull do novo código do kernel Rust destinado a este próximo ciclo do kernel. Assim, o novo Linux 6.5 atualiza ferramentas Rust.
O mais notável com as atualizações de código Rust para Linux 6.5 é fazer uma atualização para a cadeia de ferramentas Rust. O Linux 6.5 usará a cadeia de ferramentas Rust 1.68.2 com o objetivo de atualizar sua cadeia de ferramentas com mais frequência agora, para que esteja mais próxima da versão upstream mais recente.
Linux 6.5 atualiza ferramentas Rust
Eventualmente, embora tudo esteja maduro o suficiente, eles planejam ter uma versão mínima obrigatória para a qual o Linux kernel terá como alvo. Ao mudar para o Rust 1.68.2, eles estão aproveitando mais a estabilização de vários recursos do Rust usados ??no kernel.
O novo código Rust para Linux 6.5 também adiciona uma nova API pin-init e novos módulos de erro/str/sincronização/tarefa/tipos. Também há melhorias na documentação do Rust para Linux e outros aprimoramentos nessa nova solicitação pull.A lista completa de atualizações de código Rust enviadas antes da janela de mesclagem do Linux 6.5 pode ser encontrada por meio desta solicitação pull.
O suporte revisado do Intel Shadow Stack pode estar pronto para o Linux 6.5
Os engenheiros da Intel enviaram o suporte Shadow Stack para Linux 6.4 como este recurso parte da Control-flow Enforcement Technology (CET), mas encontrou um obstáculo de última hora durante a janela de mesclagem com problemas levantados por Linus Torvalds.
Agora parece que o código limpo do Shadow Stack será reenviado para o próximo ciclo do Linux 6.5.Antes do fim de semana, o branch x86/shstk do tip/tip.git trouxe todos os últimos patches do Intel Shadow Stack. Com esses novos patches voltando ao TIP.git, acredita-se que eles serão reenviados para a próxima janela de mesclagem do Linux 6.5.
Supondo que nada louco aconteça esta semana, o Linux 6.4 estável provavelmente será lançado no próximo fim de semana e isso, por sua vez, marcará o início da janela de mesclagem do Linux 6.5. Caso contrário, seria arrastado por uma semana extra se o Linux 6.4-rc8 for substituído garantido.
De qualquer forma, agora que as preocupações de Linus Torvalds foram abordadas, essa funcionalidade de segurança do Shadow Stack deve ser mesclada para o Linux 6.5 para beneficiar as CPUs Intel Tiger Lake e mais recentes. A funcionalidade Shadow Stack destina-se a fornecer proteção de endereço de retorno para se defender contra ataques ROP.