Linux 6.5-rc1 lançado com suporte a USB4 v2, Cachestat e AMD RDNA3 Overclocking

Kernel Linux 6.5 lançado com padrão AMD P-State EPP e USB4 v2
Linux 6.5 tux

O principal responsável pelo desenvolvimento do kernel Linux, Linus Torvalds acaba de anunciar o primeiro candidato a lançamento do Linux 6.5, que também marca o fim do novo código de recurso introduzido para este ciclo. Portanto acaba de sair o Linux 6.5-rc1 lançado com suporte a USB4 v2, Cachestat e AMD RDNA3 Overclocking.

O Linux 6.5 tem muitos aprimoramentos, incluindo a nova chamada de sistema cachestat(), manipulação de memória UEFI não aceita, trabalho inicial de áudio Intel Lunar Lake, suporte inicial a USB4 v2, depreciação do alocador SLAB, suporte SMT e SIMD/Vector para LoongArch, overclock de GPU AMD RDNA3 suporte, melhorias de desempenho para Btrfs, balanceamento de carga aprimorado para CPUs híbridas Intel e muitas outras alterações. Em breve, teremos um resumo de todas as novidades que farão parte do novo kernel. Nele, você saberá tudo que foi adicionado e as principais mudanças a serem encontradas no Linux 6.5. Enquanto isso, o Bcachefs não foi mesclado para o ciclo Linux 6.5.

Linux 6.5-rc1 lançado com suporte a USB4 v2, Cachestat e AMD RDNA3 Overclocking

Linux 6.5-rc1 lançado com suporte a USB4 v2, Cachestat e AMD RDNA3 Overclocking

Sobre o Linux 6.5-rc1, Linus Torvalds comentou esta noite em seu anúncio de lançamento:

“Nada muito incomum se destaca – tivemos algum aborrecimento de VM, mas as correções para isso nem aparecem no diffstat, que é (como sempre) dominado por drivers, com atualizações de ferramentas e arquitetura em um distante segundo e terceiro…

De qualquer forma, nada disso parece extremamente incomum. A maior menção única provavelmente vai para o que não foi mesclado, com a solicitação pull bcachefs resultando em um longo tópico (ainda não atingimos cem e-mails, mas não está longe).

Vamos acalmar essa festa. Tenho uma leve suspeita de que este pode ser um daqueles lançamentos que podem se arrastar, não porque haja algum problema específico com o qual eu espere problemas, mas simplesmente devido a grande parte da Europa saindo de férias durante o mês de agosto. Mas quem sabe… Veremos como as coisas evoluem”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile