Os novos recursos mais interessantes do Linux 6.1

Linux 6.1 é oficialmente um kernel LTS
Linux 6.1 deve ser o kernel LTS deste ano

Com o kernel Linux 6.1 definido para ser lançado neste fim de semana, muitas mudanças importantes começarão a ser implementadas neste kernel. O Linux 6.1, além de ser a última versão do kernel do ano, é ainda mais importante porque se espera que seja o novo kernel do Long Term Support (LTS).

Veja minha visão geral dos recursos do Linux 6.1 que foi postada após a janela de mesclagem v6.1 para uma visão completa de todas as mudanças brilhantes com este novo kernel. Abaixo está uma olhada em algumas das adições mais notáveis ??para aqueles com pouco tempo.

Os novos recursos mais interessantes do Linux 6.1

Os novos recursos mais interessantes do Linux 6.1
  • MGLRU foi fundidocom o código “Multi-Gen LRU” sendo uma grande melhoria para o código de recuperação de página do kernel do Linux. Ainda não está ativado por padrão, mas está se mostrando muito promissor e uma grande vitória para o desempenho de dispositivos móveis a desktops e servidores.
  • O código Rust inicial foi mesclado . No Linux 6.1, o suporte Rust não é realmente útil, mas é apenas o código inicial e um trampolim para contribuições Rust mais úteis em futuras versões do kernel. Já para o ciclo Linux 6.2 há mais adições Rust a caminho.
  • O código do driver AMD Platform Management Framework (PMF) foi mesclado para aprimorar a eficiência térmica/energia e o ruído para os sistemas AMD Ryzen de próxima geração.
  • Uma variedade de melhorias de driver gráfico de kernel de código aberto, desde melhor manuseio de firmware de GPU Intel e mais melhorias DG2/Alchemist até o trabalho contínuo no suporte a gráficos AMD Radeon RDNA3. Há uma grande variedade de trabalho de driver DRM para Intel e AMDGPU neste ciclo, mas nenhuma mudança realmente grande. É para o próximo ciclo do Linux 6.2 enquanto a Intel está promovendo seu DG2 Arc Graphics para estável.
  • Otimizações significativas de desempenho do Btrfs e outros trabalhos neste sistema de arquivos que vem lentamente ganhando terreno e expandindo o uso em desktops e servidores Linux.
  • Detecção automática da rolagem de alta resolução do Logitech HID++ e tentativa de habilitar o HID++ para todos os dispositivos Logitech Bluetoothcomo boas mudanças para aqueles que usam dispositivos de entrada da Logitech.
  • O Kernel Memory Sanitizer foi mesclado como um detector dinâmico de erros de memória para valores não inicializados no código do kernel. Também na frente de segurança, há um aviso sobre os mapeamentos do kernel W+X por padrão , bem como o endurecimento do Retpoline .
  • O Maple Tree foi mantido como uma nova estrutura de dados do kernel que pode ter alguns benefícios de desempenho.
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile