Patches atualizados para inicializar o Linux no Nintendo Wii U

Patches atualizados para inicializar o Linux no Nintendo Wii U

Em março, chegaram alguns patches do kernel Linux postados para revisão para inicializar o Linux no console de jogos Nintendo Wii U. Isso ocorreu depois que esse trabalho de portabilidade do Linux foi feito há muito tempo. Uma nova leva desses patches de ativação do Wii U para o kernel Linux já foi postada. No entanto, o novo port do kernel Linux para o console de jogos Nintendo 64 dos anos 90 começou a ser implementado em 2021 com o kernel Linux 5.12.

O Nintendo 64 é alimentado por um MIPS64 NEC VR4300 a 93,75 MHz com gráficos SGI Reality Coprocessor com clock de 62,5 MHz com apenas 4 MB de RAM (ou expansível para 8 MB).

Em março deste ano, o desenvolvedor independente Ash Logan postou um conjunto de 12 patches adicionando o suporte “básico” para o console de videogame Nintendo Wii U para o kernel Linux. Esses patches consistem em pouco menos de duas mil linhas de código novo. Além disso, eles são suficientes para inicializar o kernel Linux.

Patches atualizados para inicializar o Linux no Nintendo Wii U

Os patches “v2” foram postados agora servem para obter o suporte da plataforma, arquivos DeviceTree, console udbg, manuseio do processador Espresso e outros trabalhos. Sendo assim, o Linux poderá inicializar neste console de jogos. O console de jogos Nintendo Wii U de uma década possui um processador tri-core IBM PowerPC de 1,24 GHz, 2 GB de RAM DDR3, uma GPU AMD Radeon de 550 MHz baseada em IP R600/R700 e 8 GB de flash interno (ou 32 GB para o modelo premium da Nintendo).

Os patches v2 somam apenas 1,6k linhas de novo código além do código PowerPC já no kernel da linha principal. Os patches atualizados têm várias mudanças de estilo e formatação feitas durante a revisão de março. Veremos se há interesse suficiente em manter este port do Wii U em linha. Então, novamente, foi apenas no ano passado que o suporte ao Nintendo 64 foi mantido no kernel Linux.

Patches atualizados para inicializar o Linux no Nintendo Wii U.

A execução do Linux no próprio Wii U não é trivial e requer tratamento especial. Como mencionado no guia Linux Wii U, “devido ao modelo de segurança e cadeia de confiança do Wii U, você precisa manter o sistema operacional funcionando para que possamos inicializá-lo, explorar bugs nele e carregar o Linux por cima”. As informações em linux-wiiu.org têm mais detalhes para quem deseja executar o código Linux atualmente fora da árvore neste console de jogos da Nintendo.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile