Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 será capaz de inicializar no kernel Linux 6.8

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 será capaz de inicializar no kernel Linux 6.8

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 será capaz de inicializar no kernel Linux 6.8 principal. Pelo menos este é um recurso que está sendo trabalhado pela equipe de desenvolvedores.

Todas as partes foram alinhadas que o kernel Linux 6.8 principal deve ser capaz de inicializar no SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 sem que nenhum patch fora da árvore seja necessário.

O desenvolvedor de Linux embarcado Neil Armstrong postou no Mastodon que todas as peças relevantes estão enfileiradas em suas respectivas ramificações “-next” que permitirão que a linha principal do Linux 6.8 inicialize no Snapdragon 8 Gen 3:

“Um novo marco foi alcançado, o @Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 agora inicializa a partir do defconfig linux-next sem mudanças adicionais!

Isso significa que todas as mudanças necessárias estão nas árvores git dos mantenedores e serão enviadas para o Linus na próxima janela de mesclagem do Linux planejada em 2 ou 3 semanas!”

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 será capaz de inicializar no kernel Linux 6.8

No entanto, isso é apenas sobre o suporte ao SoC e os dispositivos Snapdragon 8 Gen 3 ainda precisarão de seus respectivos arquivos de árvore de dispositivos adicionados ao kernel junto com qualquer outro suporte a driver periférico ou peças como o mecanismo de IA da Qualcomm que ainda não vimos patches de código aberto.

Houve várias partes do suporte Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 indo mainline em ciclos anteriores, enquanto o Linux 6.8 parece obter o suporte principal acima da linha de chegada. O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 foi anunciado em outubro do Havaí para alimentar smartphones topo de linha de próxima geração. A Qualcomm descreve o hardware como “nossa primeira plataforma móvel meticulosamente projetada com IA generativa em mente.”

Gigabyte Waterforce AIO Cooler Driver definido para estrear no Linux 6.8

Um novo driver definido para ser mesclado no próximo ciclo do Linux 6.8 é “gigabyte_waterforce” como um novo driver de kernel para suportar coolers Gigabyte AORUS Waterforce AIO.

Algumas semanas atrás, escrevi sobre um driver Waterforce HWMON Linux desenvolvido pela comunidade que está sendo desenvolvido por Aleksa Savic para expor vários sensores de resfriador líquido tudo-em-um no Linux. Este driver de monitoramento de hardware, que é semelhante a vários outros drivers HWMON para monitoramento de resfriamento líquido AIO, agora está definido para ser mesclado para Linux 6.8.

Na semana passada, o driver Gigabyte Waterforce Linux foi colocado na fila na ramificação “hwmon-next” do subsistema de monitoramento de hardware.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile