Em níveis básicos, é preciso ativar modo inseguro do código da linguagem de programação.

Rust aprimora padrão de segurança no kernel Linux

Rust aprimora padrão de segurança no kernel Linux

Linguagem sensação do mundo open source, a Rust aprimora padrão de segurança no kernel Linux. Para quem ainda não sabe, a linguagem Rust tem fama de ser muito segura e robusta para a memória. Por outro lado, há a palavra-chave “unsafe” dentro de Rust que pode ser usada para código inseguro que concede “superpoderes inseguros” para a linguagem.

Como lidar com Rust em níveis básicos no kernel Linux pode levar à necessidade de usar Rust “inseguro” às vezes. Assim, propuseram um padrão de documentação para lidar com esse código dentro do kernel.

Rust aprimora padrão de segurança no kernel Linux

Benno Lossin propôs um conjunto de patches para introduzir um Padrão de Segurança de Rust para o kernel. Lossin explica sobre o esforço do Padrão de Segurança da linguagem Rust:

“O código ‘inseguro’ do Rust no kernel é necessário para ter documentação de segurança. Isso é para garantir a correção do código “inseguro” e, portanto, é muito importante. No entanto, neste momento, não existe uma forma padrão de escrever a documentação de segurança. Isso leva à confusão, já que os autores lutam para encontrar a maneira certa de transmitir suas intenções desejadas. Os leitores também lutam para interpretar corretamente a documentação; é o velho oeste.

Para aliviar esse problema e aumentar a qualidade da documentação de segurança, esta série de patches introduz uma maneira padrão de escrever a documentação de segurança.

Como criar um padrão para cada requisito possível é uma tarefa árdua, esta série começa muito pequena. Espero iniciar mais discussões, a fim de encontrar a melhor forma de documentação de segurança para o kernel.”

Este Padrão de Segurança Rust é inicialmente composto por uma visão geral, vários exemplos de código, requisitos de segurança, justificativas e outros itens a serem melhor explorados no futuro.

Rust aprimora padrão de segurança no kernel Linux

Aqueles interessados em aprender mais sobre o Rust Safety Standard para o kernel podem ver esses patches RFC com a documentação provisória na íntegra.