Categorias
Kernel Linux

Linux 6.15-rc3 lançado com correções para GCC 15, suporte a Zen 5 e Intel Bartlett Lake

Nem mesmo o domingo de Páscoa interrompe o ciclo semanal de lançamentos do kernel Linux. Linus Torvalds publicou oficialmente neste domingo (20) o Linux 6.15-rc3, trazendo uma série de correções menores, incluindo ajustes de compilação com o GCC 15, melhorias de suporte para os processadores Intel Bartlett Lake e novas verificações de segurança no AMD Zen 5.

Destaques do Linux 6.15-rc3

Segundo Torvalds, essa versão candidata não traz nenhuma grande novidade, mas aplica uma variedade de pequenas correções em drivers e subsistemas. Um dos focos foi corrigir problemas no driver ublk e em seus testes automatizados.

“Está tudo parecendo bem até agora. Apesar da janela de mesclagem ter sido grande, isso não causou dor significativa. Batendo na madeira…”, brincou Linus na mensagem oficial.

Correções e novos suportes

Entre as principais melhorias e adições no Linux 6.15-rc3, destacam-se:

  • Verificação SHA para AMD Zen 5: fortalece a segurança da carga de microcódigos para os processadores mais recentes da AMD.
  • Inclusão do ID do Intel Bartlett Lake: prepara o kernel para suportar as futuras gerações dessa nova plataforma Intel.
  • Suporte térmico expandido: mais sistemas Dell e Alienware agora contam com controle térmico melhorado.
  • Drivers de sistema de arquivos HFS/HFS+: novos esforços para manutenção e esperança de estabilidade futura.

Além disso, há diversas correções para regressões, vazamentos de memória, e ajustes em drivers como iwlwifi, drm, ufs, xfs, entre muitos outros.

Compilação e testes

O kernel 6.15-rc3 também traz ajustes específicos para compilação com GCC 15, além de manter compatibilidade com GCC 14 após um pequeno problema inicial rapidamente corrigido.

A previsão é que a versão estável do Linux 6.15 seja lançada no final de maio, trazendo várias melhorias tanto para desktop quanto para servidores.

Por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Sair da versão mobile