Mesmo com algumas dificuldades e falta de recursos importantes, o Linux já roda no Snapdragon X1 Microsoft Surface Laptop 7.
Um engenheiro da Qualcomm postou os patches do kernel do Linux para adicionar o DeviceTree para oferecer suporte aos dispositivos Microsoft Surface Laptop 7 equipados com os novos SoCs Qualcomm Snapdragon X1. Isso permite que o Linux seja executado nesses novos laptops Microsoft com Snapdragon X1, mas, como acontece com os outros dispositivos, há uma série de ressalvas de suporte que, para a maioria dos usuários finais, serão um empecilho.
Recentemente, houve trabalho para adicionar vários arquivos DeviceTree para suportar diferentes laptops Qualcomm Snapdragon X1 que foram lançados durante o verão. Infelizmente, as adições do DeviceTree são necessárias para esses laptops Snapdragon X1 iniciais, em vez de depender de ACPI ou outros meios de enumeração padronizada.
Com o Linux 6.11, há suporte inicial para o ASUS Vivobook S15 e Lenovo Yoga Slim7x, mais recentemente foram patches para habilitar o ThinkPad T14s Gen 6 com X1 Elite e, agora, a partir desta manhã, também suporte DT para os dispositivos Microsoft Surface Laptop 7.
Surface Laptop 7.
Linux roda no Snapdragon X1 Microsoft Surface Laptop 7
Os patches adicionam suporte para os modelos Surface Laptop 7 “romulus13” e “romulus15”. Mas, como vimos com outros laptops Snapdragon X1 Elite no Linux, há uma série de ressalvas de suporte no momento. O suporte do Microsoft Surface Laptop 7 no Linux vem com o seguinte aviso:
“Adicione suporte para máquinas Surface Laptop 7, com base em X1E80100. O status do recurso está principalmente no mesmo nível de outras máquinas X Elite, notavelmente faltando:
- USB-A e provavelmente conector USB-over-Surface
- Leitor de cartão SD (Realtek RTS5261 conectado via PCIe)
- Suporte a tela sensível ao toque e touchpad (oculto sobre SPI)
- Suporte a teclado (fruta mais fácil, funciona com alterações pendentes do Surface EC)
- Áudio (uma rápida olhada sugere que a configuração é muito próxima da do X1E CRD).
Mais detalhes
Os dois SKUs do Surface Laptop 7 (13,8″ e 15″) têm apenas diferenças muito pequenas, totalizando quase nenhuma no lado do software. Até mesmo os arquivos de firmware MBN e as tabelas ACPI são compartilhados entre as duas máquinas.
Com isso em mente, o suporte é adicionado para ambos, embora apenas o maior tenha sido testado fisicamente. As diferenças de exibição serão resolvidas por meio de EDID fundido e outros assuntos devem ser resolvidos dentro do EC e do firmware de inicialização.
Sem suporte para touchpad ou teclado funcional nem áudio, para a maioria dos usuários do Linux, esse suporte inicial ao Microsoft Surface Laptop 7 será bastante inútil. Esperançosamente, os engenheiros da Qualcomm serão capazes de resolver todas essas limitações em pouco tempo.
Os interessados nesses patches iniciais do Linux podem encontrá-los na lista de discussão do kernel.