A participação de mercado no uso do Linux não para de aumentar. De acordo com os números mais recentes da plataforma Statcounter, o Linux volta a crescer e se mantém acima de 3% de participação de usuários de desktop.
De acordo com os últimos dados, a participação de usuários de desktop Linux continua aumentando e não apenas na recente pesquisa Steam. Embora tenhamos o Linux atingindo quase 2% e acima do macOS no Steam Survey pela primeira vez, é bom ver que continua subindo em outros lugares também!
Apenas como lembrete, os dados de junho no Statcounter mostraram que o Linux atingiu acima de 3% pela primeira vez em 3,07%. Bem, este mês quebrou esse recorde mais uma vez em 3,12%.
Linux volta a crescer e se mantém acima de 3% de participação de usuários de desktop. Ao longo deste ano, suas estatísticas mostram para o Linux:
- Janeiro – 2,91%
- Fevereiro – 2,94%
- Março – 2,85%
- abril – 2,83%
- maio – 2,7%
- junho – 3,07%
- Julho – 3,12%
Vale a pena notar que o compartilhamento do Windows também está aumentando e o compartilhamento do macOS está caindo.
Tecnicamente, o ChromeOS também é uma distribuição Linux (embora as pessoas gostem de discutir isso). Bem diferente em comparação com distribuições tradicionais como Ubuntu, Fedora, OpenSUSE e outras, mas ainda é Linux e está em 3,24% em julho, então juntos são mais de 6,36% de compartilhamento de desktop para Linux em geral.
Veja os detalhes no Statcounter.
Recorde: uso do Steam no Linux atinge quase 2% em julho. Participação de mercado é maior do que o macOS da Apple
O Linux finalmente deslanchou como sistema operacional? Pelos números que vêm sendo apresentados, a resposta parece ser sim. Em julho, tivemos mais um recorde e o uso do Steam no Linux atinge quase 2%, uma participação de marcado maior do que o macOS da Apple.
Os resultados da Pesquisa Steam de julho de 2023 acabaram de ser publicados e apontam para um grande e inesperado salto no mercado de jogos Linux. De acordo com esses novos números da Valve, a base de clientes Linux é de até 1,96%, ou um salto de 0,52% em relação a junho! É um grande salto, normalmente movendo-se apenas 0,1% ou mais em qualquer direção na maioria dos meses.
Também está perto de um recorde histórico em termos percentuais, desde os primeiros dias do Steam no Linux, quando tinha cerca de 2% de participação no mercado mas naquela época o tamanho do cliente Steam em números absolutos era muito menor uma década atrás do que é agora. Portanto, se os números percentuais forem precisos, este é provavelmente o maior em termos absolutos que a participação no mercado de jogos Linux já foi.