“Kaspersky Lab” revela nova forma de sequestrar contas no Telegram

google-play-store-aplicativos-android-evil-telegram-infectaram-60-mil-com-spyware

As inovações tecnológicas também avançam no mundo do crime. Prova disso são os ataques cada vez mais sofisticados. Agora, o “Kaspersky Lab” revela nova forma de sequestrar contas no Telegram, um dos mensageiros mais usados em todo o planeta. Daí, o crescente interesse em aplicar golpe por meio dele.

Portanto, neste final do ano, os cibercriminosos começaram a usar um novo esquema para roubar contas do Telegram. De acordo com o Kaspersky Lab, o golpe consiste no fato de alguém da lista de contatos do usuário convidá-lo para participar da votação online e enviar um link para o site onde ela supostamente é realizada. Os especialistas não recomendam seguir um link duvidoso devido ao risco de perder sua conta.

Na verdade, esse link com a mensagem não foi enviado por alguém que você conhece, mas por um invasor que roubou sua conta. O link em si foi feito usando um serviço de encurtamento de link para que o endereço real do site não seja visível. Além disso, esse link é mais difícil de rastrear por ferramentas anti-phishing.

“Kaspersky Lab” revela nova forma de sequestrar contas no Telegram

O site de votação parece extremamente simples. Na primeira página há uma mensagem “Entre e vote nos concorrentes”, um campo para inserir um número de telefone, uma oferta para autenticar a votação e um campo para inserir um código de confirmação que supostamente foi enviado ao usuário no Telegram .

Depois que o usuário especifica um número de telefone, os invasores entram em sua conta usando scripts especiais do novo dispositivo. Quando a autenticação de dois fatores está desabilitada, um código de confirmação é enviado ao dispositivo onde a conta já foi ativada. Se um usuário inserir um código em uma página de phishing, sua conta se tornará propriedade dos invasores.

“Kaspersky Lab” revela nova forma de sequestrar contas no Telegram.

Como escapar do golpe

A Kaspersky Lab aconselha “em nenhuma circunstância a inserir o código de autenticação recebido do Telegram em qualquer lugar, exceto no próprio aplicativo Telegram”. Também é recomendável ativar a autenticação de dois fatores no messenger.

Se você já caiu no truque dos golpistas e ainda inseriu o código em um site fraudulento, talvez nem tudo esteja perdido ”, escreve a Kaspersky Lab. Para recuperar o controle sobre sua conta, você deve ir imediatamente para o menu “Configurações”, ir para a seção “Sessões ativas” e clicar no botão “Finalizar todas as outras sessões”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile