Monitorando Atividades no PC
Quando se fala em Monitorar atividades do PC, se imagina em grandes softwares, pesados ou de grande complexidade. Porém, acalme-se jovem!! Não é necessário um conhecimento absurdo em linux para entender como monitora algumas atividades do seu PC. Para isso existem dois comandos básicos que iremos abordar aqui hoje, são eles:
-
TOP
O comando Top oferece um conjunto de estatísticas sobre o estado geral do sistema, assim como o “top” dos processos com maior atividade no sistema. Essa lista é apresentada e atualizada de 2 em 2 segundos.
Para visualizar essa informação, basta abrir o terminal:
ctrl + t
E escrever:
Top
Como visto na figura 1, ele demonstra as seguintes situa
- Utilização do CPU (%);
- informação sobre o “top” dos processos;
- Utilização da memória RAM;
- Número de utilizadores logados no sistema;
- Informação sobre a memória SWAP;
- Número de tarefas;
- PID das tarefas (numero referente as tarefas).
-
HTOP
O comando HTOP é uma evolução do comando TOP. As informações são semelhantes às produzidas pelo comando TOP, mas apresentadas num interface mais intuitivo. Para executar o HTOP basta abrir o Terminal:
crtl + t
linha de comandos e escrever:
htop
Exibirá essa tela após dado o comando:
Ambos os comandos verificam as mesmas atividades, porém, para quem está iniciando na área do código aberto, a utilização do htop é bem mais apropriada, por sua “interface” (ou output) colorida e intuitiva. Assim como no windows existe o famoso Ctrl + Shift + Esc (Gerenciador de Tarefas), para avaliarmos qual programa está mais pesado ou consumindo maior memória do PC, nosso top ou htop faz o mesmo (e um pouco melhor).
Baixe o Pacote .gz:
ou
Visite o Site:
Htop – an interact process for unix
Para aqueles que já estão mais adaptados ao Linux também, pode ser encontrado o htop pelos seguintes comandos:
Debian
apt-get install htop
Fedora
yum install htop
That’s All Folks!! (Isso é Tudo, Pessoal!!)
Nós siga nas redes sociais, comentem, compartilhem conosco suas opiniões, dúvidas e também conhecimento. Afinal, conhecimento é Livre, assim como o Linux!